Saiba como cuidar da sua pele em dias quentes

Postado por admin

Com a chegada de dezembro, é comum notarmos o aumento das temperaturas e, consequentemente, o sol brilhando mais forte. O verão se aproxima e, com ele, devemos tomar conta com a parte do nosso corpo que mais é exposta aos riscos nesse período: a pele. Segundo o Ministério da Saúde, a condição do clima aumenta o risco de queimaduras, câncer de pele, entre outros problemas de saúde. Por isso, o cuidado deve ser redobrado.

Segundo a dermatologista do Hospital São José (RJ), Lívia Celem, no verão, além do aumento dos raios solares, enfrentamos outra condição que merece atenção. “Nessa estação, também aumentamos muito as atividades ao ar livre. Com a associação desses dois fatores, devemos ter uma maior preocupação nesse período. Mas é importante ressaltar que o cuidado deve ser diário, em todas as épocas do ano”.

O principal problema de toda essa exposição é o risco do câncer de pele. O mais comum, chamado de carcinoma basocelular, não faz metástases com frequência, porém é necessário que o diagnóstico seja feito precocemente. “Quanto menor a lesão, menor a cirurgia e melhor fica recuperação e a cicatriz, por exemplo. Evitando, assim, a invasão e a destruição local”, explica a médica.

Por isso, quando falamos de prevenção, o fundamental é a proteção solar diária contra o sol. “Nisso, não incluímos apenas o uso de filtro solares. Por exemplo, devemos nos expor apenas em horários adequados e ainda usar medidas de foto proteção, como chapéus, bonés e roupas com malha UV”, complementa Lívia.

“Além desses cuidados, devemos ser vigilantes com a nossa pele. Na presença de lesões novas, pintas novas, pintas que modificam ou feridas que não cicatrizam, devemos procurar atendimento dermatológico especializado. E alguns grupos de risco, como pessoas de pele e olhos claros, pessoas com histórico de câncer de pele prévio ou na família, paciente transplantados, imunodeprimidos, esses devem ter uma rotina que inclui a consulta dermatológica regular”, finaliza.

Aproveite o verão com responsabilidade!

2020.12.15



Sem Comentários

2.195 Visualizações

Deixe um comentário :