Saiba a importância da quarentena e do combate às fake news

Postado por admin

Com a disseminação rápida do novo Coronavírus (Covid-19), algumas medidas de segurança para cessar a contaminação das pessoas foram reforçadas pelas autoridades em todo o Brasil. Dentre elas, o cumprimento da quarentena e o distanciamento social, formas para evitar o contato social, permanecendo o máximo possível em suas casas, e impedir que esse vírus se espalhe de várias maneiras

Embora as duas tenham o mesmo objetivo, são indicadas em situações diferentes. Segundo o Ministério da Saúde, a quarentena prevê a separação de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão local. Esse isolamento deverá ser efetuado, preferencialmente, em domicílio, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados, de acordo com a recomendação médica, dependendo do estado clínico do paciente. O prazo máximo é de 14 dias, mas pode se estender, conforme resultado laboratorial que comprove o risco de transmissão.

Já o distanciamento social é indicado para todo o restante das pessoas que não estão doentes e não podem ficar em casa ou isolados. Mesmo sem se sentir mal, é pedido que haja o máximo possível de afastamento de outras pessoas. Como a maioria da população não foi testada para o vírus, não há como saber quem está potencialmente infectado. Por isso, manter um distanciamento é tão importante. A recomendação do Ministério da Saúde é garantir uma distância de 2 metros de distância de outras pessoas. Mas isso nem sempre é possível. De qualquer forma, a distância segura, segundo especialistas em saúde é de, no mínimo, 1 metro e meio.

Ajude a disseminar informações confiáveis

Nesse momento de reclusão, a informação correta é uma ferramenta importante na luta contra o novo Coronavírus. Por isso, cheque bem as fontes antes de disseminar notícias para amigos e familiares durante esse período.

Recebeu uma informação e ficou com dúvidas? A fim de combater as “fakes news” sobre saúde, o Ministério da Saúde disponibiliza à população um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. É um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando, pelo número (61) 99289-4640.

Além disso, o Ministério da Saúde disponibilizou um site com as informações sobre o tema: https://coronavirus.saude.gov.br/

Lembre-se: estamos todos juntos no combate a esse novo vírus e é importante que cada um faça a sua parte.

Fontes utilizadas na matéria:

Site do Ministério da Saúde:https://www.saude.gov.br/

Site da Revista Veja:https://veja.abril.com.br/brasil/o-que-e-distanciamento-social-e-por-que-isso-e-importante/

2020.03.24



Sem Comentários

326 Visualizações

Deixe um comentário :