Representantes elegem propostas para etapa estadual do projeto Parlamento Jovem de Minas Gerais 2014

Postado por admin

Estudantes do Colégio Santa Catarina (CSC), Jesuítas, Santos Anjos, da Escola Cenecista Monteiro Lobato e da Escola Estadual Antônio Carlos, além de alunos de escolas de Leopoldina, Matias Barbosa e Santos Dumont participaram, no dia, 11 de setembro, da plenária regional do Parlamento Jovem 2014.  Durante o encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, os estudantes definiram as seis propostas da região que serão discutidas, em outubro, na etapa estadual do projeto.

O tema desta edição do projeto é “Envelhecimento com qualidade de vida”.  Nesse contexto, os estudantes trabalham três subtemas: Direito de envelhecer bem; Promoção da convivência intergeracional; e Protagonismo social e político.  Durante a plenária, foram apresentadas quatro propostas para cada item e, depois de debatidas, duas selecionadas pelos estudantes, totalizando seis.  A participação dos estudantes foi exemplar e acalorada. Eles lutavam para derrubar ou manter as propostas, cujos textos também puderam ser aperfeiçoados. Também foi permitido fazer aglutinação de ideias.  As propostas escolhidas em cada subtema serão encaminhadas para a etapa estadual, no dia 31 de outubro, na Assembleia Legislativa de Minas, em Belo Horizonte. Nesta fase, estarão reunidos estudantes de 27 municípios.

Na abertura da solenidade, o presidente da Câmara de Juiz de Fora, Julio Gasparette, ressaltou o aprendizado alcançado pelos jovens. “Vocês aprenderam que o fazer político exige atuação conjunta e que muitas vezes é preciso saber mais ouvir do que falar. Conheceram a importância da defesa das propostas como também de aceitar sugestões para que sejam aprimoradas. Enfim, que o bem comum é o objetivo maior. Isso tudo pode ser resumido em democracia e cidadania.” Também estavam presentes os presidentes das Câmaras de Santos Dumont, Flávio Henrique Ramos de Faria, e de Matias Barbosa, Joaquim Benedito de Almeida, e a coordenadora estadual do Parlamento Jovem, Fernanda Freitas.  “É muito rica a participação de cada um desses jovens parlamentares que estão vivenciando uma experiência cidadã e construindo propostas com resultados positivos” Concluiu Julio.

Conheça abaixo as propostas debatidas em cada subtema na etapa estadual, em Belo Horizonte:

Propostas 1º subtema:

Direito ao envelhecimento com qualidade de vida

1.    Criação do centro de vivência do idoso, com a finalidade de estimular a socialização do segmento e fornecer atendimento exclusivo.  O centro ofereceria atendimento médico com as especialidades mais necessitadas e contaria com uma academia ao ar livre e espaço para o lazer, supervisionados por profissionais da área.

2.    Criação, pelo governo estadual, de cursos gratuitos para cuidadores de idosos e enfermeiros, a fim de aperfeiçoar técnicas necessárias para o adequado acompanhamento.

Propostas 2º subtema:

Promoção da Convivência Intergeracional

1.  Viabilização do Projeto “Vivendo e aprendendo” pelo Poder Executivo de Minas, que teria como parceiras as instituições de ensino superior.  Universitários e idosos, vinculados à mesma área profissional, realizariam trabalho conjunto, a ser apresentado para a sociedade. A intenção é incentivar a integração intergeracional.

2 – Promoção de eventos artísticos e culturais, destinados a estimular a convivência intergeracional. Palestras, atividades educacionais e de lazer seriam destinadas à conscientização sobre a importância da convivência familiar e social entre jovens e idosos.  As ações se estenderiam ao resgate do trabalho de artistas idosos, aproximando do cenário cultural obras de escritores, poetas, músicos e atores com mais de 60 anos.

Propostas 3º subtema:

Protagonismo social e político

1.    Criação de um Parlamento Idoso, nos moldes do Parlamento Jovem, com promoção de debates em locais de fácil acesso, como casas de acolhimento, programas governamentais voltados para essa parcela da população e Casas Legislativas.

2.   Realização de campanhas de conscientização e esclarecimento, por profissionais, visando a divulgação da legislação referente aos direitos dos idosos, bem como a importância da sua participação na política, incentivando o voto na terceira idade.

 CSC no Parlamento Jovem

Esta é a quarta vez que o CSC participa do projeto Parlamento Jovem de Minas, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desde 2004. Em 2010, o projeto foi estadualizado e, desde então, é realizado em Juiz de Fora, em parceria com a Câmara Municipal, a UFJF e as escolas participantes, que são escolhidas por sorteio.  O objetivo é estimular a formação política de estudantes do Ensino Médio e conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes da sociedade.

 

2014.10.27



Sem Comentários

339 Visualizações

Deixe um comentário :