Relembre as principais notícias de 2006, ano em que o Congregar foi lançado e o Brasil chegou no Espaço

Postado por admin

Você lembra o que aconteceu na sua vida e no mundo 10 anos atrás? Com a sensação atual de que o tempo parece cada vez mais acelerar, é difícil recordar mesmo os fatos que ganharam as páginas dos jornais. Pra ajudar você nessa tarefa, nós listamos os acontecimentos que marcaram 2006, o ano de lançamento da primeira edição do Congregar.

No ano em que Plutão foi rebaixado à categoria de planeta-anão pela comunidade científica e foram observadas as primeiras evidências de água em Marte, o Brasil entrou, literalmente, em órbita. A bordo da nave russa Soyuz TMA-8, Marcos Pontes entrou para a história como o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, no dia 30 de março. No Brasil, 2006 teve como principais marcos a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a visita do Dalai Lama, a promulgação da Lei Maria da Penha (garantindo punição mais rigorosa às agressões cometidas contra a mulher), a onda de violência organizada pelo Primeiro Comando da Capital (com origem e foco maior no estado de São Paulo), a condenação de Suzane von Richthofen e seu ex-namorado Daniel Cravinhos a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais dela, a queda do voo 1907 da Gol após ser atingido no ar pela asa de um jato Legacy, matando 155 pessoas a bordo, e a conquista do Mundial de Clubes da FIFA pelo Internacional.

Com o auxílio da Wikipedia, selecionamos abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes de 2006. Vale a pena ver de novo…

15 de Janeiro – Michelle Bachelet vence as eleições presidenciais do Chile, sendo a primeira mulher eleita para esse cargo na América do Sul.

19 de Janeiro – A NASA lança a sonda espacial New Horizons, a primeira lançada para Plutão.

25 de Janeiro – O Papa Bento XVI publica a encíclica Deus Caritas Est, a primeira de seu pontificado.

31 de Janeiro – Caricaturas publicadas no jornal dinamarquês Jyllands-Posten sobre o profeta Maomé desencadeiam violência por parte de extremistas islâmicos.

30 de Março – Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro, primeiro cidadão sul-americano e primeiro lusófono a subir ao espaço, a bordo da nave Soyuz TMA-8.

21 de Abril – A rainha Elizabeth II completa 80 anos

26 de Abril – O Dalai Lama visita o Brasil.

12 a 15 de Maio – Ataques e rebeliões espalhadas pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, atribuídos ao PCC, deixam mais de 100 mortos.

21 de Maio – Referendo aprova a dissolução da Sérvia e Montenegro, passando agora a ser dois países independentes.

9 de Julho – A Itália conquista o 4º título mundial de futebol, na Copa da Alemanha, ao derrotar a França nas cobranças de pênaltis por 5 a 3, após um empate por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação.

22 de Julho: Suzane von Richthofen e seu ex-namorado Daniel Cravinhos são condenados a 39 anos e seis anos de prisão pelo assassinato dos pais dela.

7 de Agosto – Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha. A lei aumenta o rigor nas punições das agressões contra a mulher.

24 de Agosto – Plutão deixa de ser reconhecido como um planeta pela União Astronômica Internacional, reduzindo o sistema solar para oito planetas.

6 de Setembro – Nasce Hisahito, o Primeiro Príncipe nascido em mais de 40 anos no Japão.

29 de setembro: O voo 1907 da Gol cai no estado do Mato Grosso após ser atingido no ar pela asa de um jato Legacy da Embraer, matando 155 pessoas a bordo.

22 de Outubro – Felipe Massa vence o Grande Prêmio do Brasil, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer em casa desde Ayrton Senna, em 1993. Essa corrida foi a última disputada por Michael Schumacher e consagrou o espanhol Fernando Alonso como bicampeão mundial.

29 de Outubro: Luiz Inácio Lula da Silva é reeleito presidente do Brasil com mais de 58 milhões de votos na eleição presidencial.

5 de Novembro – Saddam Hussein (presidente do Iraque e uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe) é sentenciado à morte por enforcamento, juntamente com seu meio-irmão Barzan Ibrahim e o ex-chefe da corte revolucionária Awad Hamed al-Bandar.

11 de Novembro – A Sony lança o Playstation 3 no Japão.

19 de Novembro – A Nintendo lança o Wii.

30 de Novembro – Em viagem à Turquia, Papa Bento XVI visita a Mesquita Azul e torna-se o segundo pontífice a entrar em uma mesquita na história.

5 de Dezembro – Morre Knut, urso polar que ganhou fama mundial após ser rejeitado pela mãe ao nascer no zoológico de Berlim, envolvendo-se em uma polêmica com ativistas ecológicos sobre os direitos dos animais.

6 de Dezembro – Cientistas da NASA encontram evidências de água no planeta Marte.

14 de Dezembro – Ban Ki-Moon sucede Kofi Annan como secretário-geral das Nações Unidas.

17 de Dezembro – O Sport Club Internacional conquista a Copa do Mundo de Clubes da FIFA ao vencer o F.C. Barcelona pelo placar de 1 a 0.

2016.01.28



Sem Comentários

21.530 Visualizações

Deixe um comentário :