Rede Santa Catarina realiza 3º Encontro de Enfermagem

Postado por admin

Com o objetivo de dar seguimento aos ensinamentos do MAE (Modelo Assistencial de Enfermagem), a Rede Santa Catarina realizou, nos dias 4 e 5 de novembro, o seu 3º Encontro de Enfermagem. O evento ocorreu por meio de uma plataforma online e chegou aos 262 acessos. “Como havia profissionais assistindo nos auditórios, postos de enfermagem e até nas CMEs, estimamos que tenhamos abrangido cerca de 500 profissionais ou mais”, explica a especialista corporativa de Práticas Assistenciais, Gisely Morelli Schrot.

Na ocasião, foram abordados os assuntos: Campanha Nursing Now, liderança, educação e desenvolvimento de pessoas,, entre outros temas. Além do momento da espiritualidade, conduzido por Cecielio Cortes, e da abertura, realizada por Alline Cezarani e André Garcia, ao todo, oito palestrantes participaram das explanações. Este foi o primeiro evento online e com abrangência à equipe de Enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem). O objetivo do encontro foi trabalhar os pilares do MAE: liderança que transforma, educação e desenvolvimento e prática profissional exemplar.

Durante os intervalos, os colaboradores contaram com alguns momentos de interação. Teve a participação de um barista, ensinando um segredo para passar o café com um toque especial e, também, uma chef de cozinha que compartilhou uma receita de bolo de chocolate de frigideira. Todas essas novidades contribuíram para a aprovação dos colaboradores.

“Foi enriquecedor para todos nós”, comentou a colaboradora Adriana Abreu, do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC). “Parabéns a todos os envolvidos, foi maravilhoso. Quanta troca de conhecimento. Gratidão”, expressou Renata Picoli, da Casa de Saúde São José (RJ). E assim seguiram os comentários, todos com elogios.

“Receber as fotos dos gerentes de enfermagem com as pessoas assistindo em vários postos de Enfermagem, dentro das centrais de materiais, nos auditórios das Casas, respeitando distanciamento e capacidade reduzida, foi um dos momentos mais marcantes desse encontro”, finaliza Gisely.

“Nosso terceiro encontro, o primeiro encontro virtual, foi um sucesso. É claro que deu saudades das pessoas, já que desde o primeiro, em 2017, é um momento de reencontros e sempre muito esperado! Mas, como outras tantas coisas que estamos vivendo, dessa vez foi totalmente virtual, mas recheado de muita emoção porque pudemos atingir mais profissionais de nossas Casas. Muito bom terminar o ano em alto nível! No meio dessa pandemia, um alento”, celebra Regiane dos Santos, gerente de Práticas Assistenciais.

No primeiro dia, uma das palestrantes, Fabiane Regis, que é enfermeira e psicóloga, falou sobre a importância da mudança comportamental. Segundo ela, pessoas que desenvolvem habilidades como visão, entendimento, clareza e agilidade tem preferência competitiva. “Além dessas características, podemos citar como habilidades necessárias em um profissional, segundo o Fórum Econômico Mundial, a capacidade de resolução de problemas, a inteligência emocional, a criatividade, a gestão de pessoas, a negociação, entre outras”, comenta a palestrante.

Para finalizar, ela deixou a seguinte reflexão: “Sempre temos a chance de criar comportamentos melhores para nós mesmos, como tratamos as pessoas, como respondemos ao nosso ambiente e o que permitimos que aperte o gatilho da nossa próxima ação”.

O médico Carlos Eduardo Kapins, um dos palestrantes do segundo dia, conduziu a explanação sobre “Design de serviço e inovação”. Segundo ele, o design de serviços é um pacote de ferramentas que utilizamos em uma ordem específica a fim de coletar histórias de uso dos usuários. Com isso, surgem as ideias para criar e renovar.

O conselho do médico aos colaboradores da Rede Santa Catarina foi para que toda a ideia de melhoria seja compartilhada. “Uma das coisas mais importantes dentro de um hospital é começar sempre pelos processos. Dentro de um hospital, eles estão extremamente doentes. É só começar por ali que vocês vão ver que tem muitos que podem ser otimizados e melhorados”, aconselha.

Confira quais foram os temas abordados no encontro:

Nursing Now e o desafio da pesquisa na gestão em enfermagem para a mudança de paradigmas na profissão

Palestrante: Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

Mudança comportamental: uma vantagem competitiva

Palestrante: Fabiane Regis

Liderança e Gestão de pessoas: os desafios da área da saúde

Palestrante: Cleusa Ramos

Impacto da transformação digital nas instituições de saúde e experiência em universidade corporativa educação e desenvolvimento sem fronteiras

Palestrantes: Vanessa Tavares e Fernando Cardoso

Design de serviços e inovação

Palestrante: Carlos Eduardo Bernini Kapins

Como serão as nossas vidas após a pandemia?

Palestrantes: Virginia Planet e Luiz Vicente Rizzo

Confira as fotos do evento:

Casa de Saúde São José (RJ):

Hospital Santa Teresa (RJ):

Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC):

Lar Madre Regina (SP):

CRI Norte (SP):

Hospital São José (RJ):

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ):

2020.11.25



Sem Comentários

1.022 Visualizações

Deixe um comentário :