Pulseira de identificação garante segurança aos pacientes do HNSC

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Garantir a segurança do paciente investindo em ações que visam à qualidade assistencial é uma das práticas adotadas pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC). Desde 2011, o Hospital tem reforçado a segurança no atendimento utilizando pulseiras de identificação nos pacientes, preservando a correta identificação do mesmo, a fim de evitar a ocorrência de incidentes.

Entre os dias 14 e 15 de junho, o HNSC promoveu uma campanha sobre o assunto, com o objetivo de difundir a cultura de segurança aos pacientes, profissionais e ao ambiente de trabalho. O público interno da Instituição foi treinado e orientado sobre o uso correto da pulseira de identificação, que deve permanecer junto ao paciente durante todo o processo assistencial, sendo retirada apenas quando o paciente receber alta.

Segundo a enfermeira da Educação Continuada e Segurança do Paciente, Roberta Juliane Tono de Oliveira, a medida integra o Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde que preconiza seis metas de segurança ao paciente. Ela acrescenta dizendo que “é importante preservar a identificação correta para garantir a segurança do paciente e assegurar que todo procedimento ou tratamento terapêutico seja destinado ao paciente certo”.

As pulseiras são confeccionadas individualmente, com impressão de código de barras e colocadas no pulso do paciente. Nela, constam informações como nome do hospital, nome do paciente, data de nascimento, idade, número de atendimento e convênio. A enfermeira Roberta explica também que a identificação acontece no momento da admissão do paciente (internação ou atendimento).

A identificação do paciente é necessária para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo assistencial dentro do HNSC, além de assegurar um atendimento acolhedor e de qualidade.

Veja abaixo matéria produzida pela Unisul TV sobre a campanha de identificação do paciente:

2018.06.25



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