Psicóloga educacional do CSC-JF desenvolve livro infantil com técnica de bordado

Postado por admin

Desde criança, a psicóloga educacional do Colégio Santa Catarina (JF), Fernanda Pedroso, gostava de criar, enfeitar e inventar objetos. Assim, foi revelando seu talento para a arte de escrever com bordado. Agora, ela se prepara para lançar seu primeiro livro, intitulado “A árvore da Vida”, que aborda, por meio de texto escrito e bordado, dois temas em conexão: o nascimento e a morte.

A autora fala sobre a perda como um processo natural da vida, lançando mão de elementos da natureza para mostrar que há um começo, um fim e no meio um tempo de vida. “Eu aprendi a bordar com a minha mãe, ainda pequena. Ela faleceu há três anos, mas nos últimos anos de vida dela, a gente começou a bordar muito juntas. Depois que ela morreu, pensei em transformar esse material em algo que me ajudasse a elaborar melhor essa perda”, explica Fernanda.

A linguagem utilizada no livro é direta e de fácil compreensão do universo infantil. Apesar da simplicidade empregada, Fernanda acredita que as coisas feitas para crianças são as mais profundas. “Falar do nascimento e da morte para um público infanto-juvenil é um desafio a ser enfrentado. No exercício como psicóloga, acompanho crianças e jovens que vivenciam perdas difíceis, abruptas e até devastadoras. Paralelamente a esse envolvimento profissional, vivencio no plano pessoal, a perda da minha mãe. Por isso, trabalhar neste livro me provocou algumas reflexões e até mesmo me ajudou na elaboração do luto”, avalia Fernanda.

A data e o local de lançamento do livro “A árvore da vida” ainda não foram definidos, mas Fernanda espera fazê-lo em breve, e de forma bastante lúdica, com exibição de vídeos entre outras surpresas.

2016.03.29



Sem Comentários

562 Visualizações

Deixe um comentário :