Protocolo de Cirurgia Segura

Postado por admin

A Direção Técnica do Hospital São José (HSJ), em parceria com as gerências de Enfermagem e Qualidade, promoveu o evento de lançamento do seu Protocolo de Cirurgia Segura (PCS), dia 23 de julho,  no Centro de Estudos do hospital. O evento, que teve como público alvo os médicos da Casa lançou o Protocolo, que será implementado em breve.

A apresentação do documento foi feita por membros das equipes de enfermagem ligados ao Centro Cirúrgico e durou cerca de 40 minutos. O PCS do São José é baseado no Protocolo do Ministério da Saúde (MS) – Portaria nº 1.377, de 9 de julho de 2013 -, cuja finalidade é: “Determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

“Esse é um caminho sem volta”, comentou Dr. Marcelo Vettore, Diretor Técnico do HSJ ao final da apresentação. “Estamos trabalhando em todos os setores para aumentar a cada dia as condições de segurança dos nossos pacientes e o PCS faz parte de um processo que envolve todos os setores do Hospital”.

Após a apresentação, diversos cirurgiões fizeram observações sobre o Protocolo. “Precisamos manter a essência do PCS, tal qual como preconizado pelo MS e OMS, mas o documento deve sofrer adequações para adaptar-se à nossa realidade”, salientou o Diretor Técnico. Ao final da reunião, o diretor técnico agradeceu a presença de todos e salientou que a implantação do Protocolo será realizada assim que as adequações necessárias forem realizadas.

O diretor executivo do HSJ, Danilo Leon, comemorou a iniciativa, lembrando que a participação dos cirurgiões é fundamental no processo de implantação do PCS. “Assim como as equipes de enfermagem, os cirurgiões são diretamente afetados pela implementação do Protocolo, por isso é importante que eles participem dessa etapa de finalização do documento. Com esse processo, damos mais um importante passo dentro das diretrizes de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados”, finalizou Leon.

2014.08.20



Sem Comentários

553 Visualizações

Deixe um comentário :