Projeto vinculado ao Salus Vitae agiliza liberação do leito no HST

Postado por admin

O Hospital Santa Teresa (RJ) conseguiu reduzir o tempo entre a alta médica e a efetiva liberação do leito para utilização por outro paciente. A meta, atingida em janeiro desse ano, é resultado de um projeto que durou 9 meses, vinculado ao curso de Ciência da Melhoria na Prática, pilar de capacitação do Programa Salus Vitae, iniciativa corporativa para melhoria da qualidade e segurança do paciente.

As análises iniciais estimavam que o tempo para realização deste processo de alta médica era de, aproximadamente, 6 horas. Por meio da aplicação da “Ciência da Melhoria”, ensinada pelo corpo docente do Institute for Healthcare Improvement (IHI) e pela Diretoria Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente durante os cursos presenciais e virtuais do Salus Vitae, a equipe do HST passou a monitorar o processo em duas unidades de internação (“setores piloto”) e identificou que o tempo médio para liberação do leito era de 4 e 5 horas, nas unidades Cirúrgica e Clínica, respectivamente.

O objetivo do projeto era reduzir este intervalo para 2 horas, nas duas unidades de internação, até 31 de março de 2016. Através da realização de vários ciclos “PDSA” (método iterativo para transformar ideias em ação e conectar a ação com o aprendizado), foram testadas e implantadas algumas mudanças, como o lançamento de alta médica em tempo real no sistema, estratégias para melhorar a previsão de alta, criação de painel de leitos para monitoramento do processo em tempo real, além da utilização do módulo de zeladoria pela equipe da Higienização.

A equipe responsável pelo projeto realizou uma reunião com a diretoria do HST, no dia 30 de março, para apresentar e comemorar os resultados conquistados. Na ocasião, eles também lançaram a próxima etapa do projeto, que prevê a disseminação da melhoria em mais três unidades de internação e formação de nova equipe para aprimorar o processo de internação.

2016.04.27



1 Comentário

628 Visualizações

  1. RICARDO DUQUE disse:

    Bom dia a todos!

    Com determinação, planejamento, parceria, companheirismo, treinamento, união e muita vontade de fazer e o que faz toda diferença. Parabéns a todos que contribuem para tornar esse nosso hospital cada vez mais dinâmico sempre respeitando as diferenças de todos os nossos pacientes, colaboradores e parceiros e atendendo os mesmos com carinho, zelo e segurança.
    Atenciosamente;
    Ricardo Duque.

Deixe um comentário :