Postado por admin
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina (MG) aderiram ao projeto “Por uma vida melhor”, cujo objetivo é despertar nas crianças a prática dos bons costumes, como o respeito ao próximo e o cuidado com o meio ambiente. A iniciativa faz parte de um projeto maior, de sustentabilidade, que a escola implantou este ano envolvendo colaboradores e alunos em diversas ações. O nome “Por uma vida melhor” foi adotado de forma a simplificar o entendimento para as crianças. “O termo ‘sustentabilidade’ é difícil de ser assimilado. Por isso buscamos algo mais fácil, mas nossas ações estão todas voltadas para a sustentabilidade”, explica Sandra Mautoni, uma das supervisoras do Ensino Fundamental I.
Durante o lançamento do projeto, os alunos assistiram a um vídeo sobre a importância da água para a vida em nosso planeta e, em seguida, participaram de uma contação de história sobre um passarinho que, durante um incêndio na floresta, resolve encher seu biquinho de água no riacho e fazer a sua parte, ainda que pequena, para tentar salvar seu habitat natural. O momento ficou ainda mais lúdico e marcante com a presença da professora de Literatura Infantil, Marcela Surerus, que entrou de surpresa no salão caracterizada de passarinho, o protagonista da historinha.
Aproveitando a mensagem da contação de história, a supervisora Rosângela Teixeira explicou um pouco mais sobre o projeto aos estudantes. “Quem aderir ao projeto ‘Por uma vida melhor’ tem que respeitar o coleguinha, não pode ver um lixo no chão e, só porque não foi você que jogou, passar direto e deixar pra lá. Eu não posso fazer minha adesão ao projeto e não me comprometer a fazer a minha parte para melhorar o mundo em que vivo, ainda que a minha parte seja uma pequena gota no oceano. Mas imagina se cada um contribuísse com uma gotinha? O mundo estaria bem melhor, com menos poluição, menos lixo nas ruas, menos violência. Quem entrar nessa com a gente tem que ter atitudes coerentes com o projeto”, destacou.
2015.07.22
1.128 Visualizações