Projeto Maternidade Segura capacita profissionais da ACSC

Postado por admin

A maternidade é um dos processos mais bonitos e alegres da vida da maioria das famílias e, por isso, manter esse processo seguro é um assunto sério e de grande importância nas maternidades da Associação Congregação de Santa Catarina. Com esta visão, nasceu a Colaborativa Maternidade Segura. A proposta é reduzir os eventos adversos e aumentar a adesão às práticas humanizadas durante o parto, através do aprendizado da ciência da melhoria e disseminação de conteúdo técnico.

“Toda gestante deseja uma experiência de parto positiva, assim como todo membro da equipe que trabalha numa maternidade deseja oferecer um cuidado seguro, efetivo e humanizado neste momento tão crucial na vida das mulheres e das suas famílias”, comenta a Diretora de Qualidade e Segurança do Paciente da ACSC, Dra. Camila Sardenberg.

Durante as visitas às maternidades da ACSC realizadas em 2019 pela equipe do projeto, identificou-se uma demanda por treinamentos e capacitações, compartilhada pela enfermagem de todas as Casas. Para atender à esta solicitação, a equipe corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente concebeu o Qualifica ACSC – um treinamento composto por aulas virtuais, disponibilizadas em uma plataforma EAD. “Nosso objetivo é levar conhecimento para os profissionais da linha de frente, a fim de alinhar o cuidado diário às melhores práticas descritas na literatura científica. Queremos criar um movimento de aprendizado coletivo em nossas Casas”, enfatiza a Gerente de Qualidade e Segurança do Paciente e líder do projeto, Dra. Daniela Siccardi Menezes.

O programa de treinamentos será inicialmente dividido em três módulos: “Nascer Seguro”, “Avaliação Obstétrica” e “Exames Complementares”. Ao final de cada aula, o usuário responderá algumas perguntas para fixação do aprendizado. “Além disso, a equipe realizará estudos de caso e discussões sobre os temas propostos. Ao término de cada módulo, faremos sessões de aprendizado virtuais a fim de estimular e promover o intercâmbio de conhecimento entre as Casas”, esclarece Daniela.

Na última segunda-feira, dia 14, aconteceu o lançamento do primeiro módulo do treinamento. Os demais virão em sequência até o final de 2020. A ideia é evoluir cada vez mais para disseminação do conhecimento dentro da ACSC.

2020.09.15



Sem Comentários

412 Visualizações

Deixe um comentário :