Projeto “Inteligência de Dados” moderniza painéis de gestão

Postado por admin

Quantos pacientes estão neste exato momento no pronto atendimento? Deste total, quantos estão na triagem, aguardando para serem atendidos na recepção ou no consultório, sendo atendidos pelo médico? Quantas medicações foram solicitadas? Qual é o tempo de espera para fazer os exames? Ter acesso a essas respostas, ou indicadores, em tempo real, é fundamental para que os gestores avaliem se o hospital está sendo eficiente no atendimento prestado ao paciente e, a partir daí, possam corrigir eventuais desvios e implementar melhorias.
Reunir informações estratégicas em uma única plataforma, com dados alimentados em tempo real, por sua vez, é um grande desafio. Justamente para facilitar o acesso dos gestores da ACSC aos indicadores dos hospitais, a TI iniciou em 2017 o projeto Inteligência de Dados (Business Intelligence – BI).
Conduzido pelo time corporativo de TI, em parceria com o Núcleo de Gestão da Informação – PEC, o projeto utiliza a plataforma Power BI, da Microsoft, para a criação de painéis (dashboards), que possibilitam a “gestão à vista” online dos principais indicadores da Instituição.
O projeto nasceu com o objetivo de criar uma base de dados única, que possibilite cruzar informações de todas as casas da ACSC, o que possibilitará o acesso a uma nova visão corporativa, mais ampla e integrada das métricas, indicadores, relatórios, para a tomada de decisão ainda mais assertiva.
O Núcleo de Gestão da Informação parte integrante do PEC, responsável por identificar, validar e definir necessidades de informações institucionais, representando os interesses das áreas de negócio e focado em atender a estratégia, atuou nessa etapa do projeto, visando garantir a validade e relevância dos conceitos, informação padronizada e definição de critérios de qualidade das informações.
Os primeiros painéis já foram criados e estão sendo usados utilizados pelos gestores das Casas do segmento de Saúde que já passaram pelo rollout do Projeto Transformação.
“Os impactos visuais chamam a atenção pelo design moderno, com gráficos e relatórios em uma interface mais amigável e, principalmente, com acesso mais rápido via web e mobile. Além disso, houve uma preocupação grande com o controle de segurança dessas informações”, explica Daniel Roberto Saches, consultor de Projetos de TI que integra o time do projeto. “Utilizando como exemplo o Painel do Pronto Atendimento, qualquer gestor pode acompanhar pelo celular, em qualquer hora do dia, atendimentos em tempo real, verificando quantas pessoas estão aguardando em cada etapa do processo”, menciona.
As informações compiladas pelos painéis contribuem para o monitoramento de áreas sensíveis dos hospitais, como recepção, pronto atendimento e gestão de leitos, e podem ser acompanhas pelos gestores 24 horas, todos os dias.
Os painéis estão sendo criados e liberados de forma gradativa. Neste momento, estão sendo utilizados pelas lideranças corporativas e das Casas que já realizaram a virada do SOULMV. Com o tempo, a ferramenta será implantada nas demais Casas, contribuindo para consolidar a atuação em rede da ACSC.

2018.10.22



Sem Comentários

238 Visualizações

Deixe um comentário :