Projeto do HNSC acolhe vítimas de maus tratos

Postado por admin

Oferecer um atendimento integral visando o bem-estar dos pacientes é uma das diretrizes do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC). Por meio de uma equipe multidisciplinar, constituída por profissionais das áreas médica, de enfermagem, serviço social e psicologia, a Instituição acolhe todo e qualquer indivíduo (criança, adolescente, idoso, mulher e homem) vítimas de violência sexual, negligência e maus-tratos.

Com um fluxo e uma abordagem especialmente desenvolvida para este tipo de situação, a equipe capacitada – intitulada Abrace – acolhe as vítimas em uma sala diferenciada e realiza os primeiros atendimentos. O acolhimento da equipe tem como intuito não gerar mais um trauma à vítima, principalmente, quando se trata de menor.

Em caso de criança ou adolescente, a equipe comunica a ocorrência ao Conselho Tutelar, através do preenchimento do chamado APOMT (Aviso por Maus-Tratos contra Criança ou Adolescente), para as providências em relação à apuração do caso e proteção desta vítima. Se for mulher ou homem, o caso é levado ao conhecimento das autoridades competentes somente com a autorização da vítima.

A assistente social Denice Parize, uma das integrantes do Abrace, revela que ao chegar à Casa, a vítima é acolhida pela equipe e logo é prestado um atendimento diferenciado que assegura a preservação de sua integridade. “Nosso papel é acolher essas pessoas vitimizadas, compreender este momento em que se sente fragilizada e tomar as decisões cabíveis e necessárias”, explica.

2016.08.29



Sem Comentários

393 Visualizações

Deixe um comentário :