Projeto do HCNSC traz melhorias no dia a dia dos colaboradores do SND

Postado por admin

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) passou por um processo de sistematização do setor, conhecido como A3. Esse projeto faz parte do cronograma de implantação da Filosofia Lean nas Casas da ACSC e busca auxiliar os gestores na identificação e resolução de problemas em suas áreas. Por meio de um pedido da gerência e da supervisora da área, foi implantando o A3 da equipe de Nutrição, formada pelos colaboradores do HC: Luciana Marinho, analista de Processos, Priscila Araújo, supervisora de Hotelaria, Viviane Costa, nutricionista de Produção e Élen Gandra, psicóloga da Gestão de Pessoas. Juntas, elas identificaram o problema, mapearam a situação atual da equipe e do processo, analisaram as causas e desenvolveram um plano de ação.

O projeto foi dividido em duas vertentes, uma voltada para processos e outra para os Recursos Humanos. Ele teve início em abril, momento em que a analista de Processos acompanhou o dia a dia dentro da SND e das copas, e a psicóloga conversou individualmente com cada colaborador da Nutrição.

“Nós sempre conseguimos cumprir todas as tarefas do dia a dia, porém com aquela sensação de sobrecarga. Quando o projeto foi elaborado no setor, foi possível perceber que a otimização do tempo se transformou em ações eficazes. Isso valorizou a equipe e trouxe mais êxito para a cozinha”, ressalta a nutricionista Viviane.

O encerramento do projeto foi realizado no mês julho, por meio de uma reunião com toda a equipe da Nutrição e a área de Processos da Casa. Foram apresentados os resultados de todo acompanhamento ao longo dos 3 meses de projeto.

“Foi um momento de confraternização da equipe, onde vários colaboradores se emocionaram e expressaram em forma de depoimentos que estavam se sentindo valorizados por ver esse projeto acontecer. Cada detalhe foi planejado. É com grande emoção que expresso o meu muito obrigada a todos que nos ajudaram a promover esse evento. Pude realizar um desejo em proporcionar um momento só pra eles, onde no final se fez possível convidá-los para um coffee break que não havia sido feito pelos mesmos, assim como eles já estavam acostumados”, contou a supervisora Priscila.

A auxiliar de Nutrição do HC, Kátia Cilene, relatou a proximidade da gerência com os colaboradores e, também, com ela. “Eu passei por um momento difícil na minha vida e consegui superar graças ao auxílio da supervisão, que foi importante para meu retorno. Hoje percebo a importância em ter ‘chefes’ que nos apoiam e nos valorizam”, disse.

Outra colaboradora que também ressaltou a iniciativa foi a cozinheira do HC, Cristina Carvalho da Cunha. “Pela primeira vez eu vi o setor ser tão valorizado. Estou muito feliz com as mudanças, melhoraram muito nosso dia a dia e deixou a equipe mais motivada”, finaliza.

Para Luciana, da área de Processos, o momento que mais se destacou foi ver a emoção no olhar dos colaboradores. “Estar junto com eles no dia a dia e entender o que passam foi primordial para compreender a situação atual da equipe e pensar no estado futuro. Fiquei muito impactada pela receptividade de toda equipe com a área de Processos, com certeza bons frutos virão deste trabalho”, conclui.

Fotos do evento:

2019.07.16



Sem Comentários

123 Visualizações

Deixe um comentário :