Projeto do CSC-MG ajuda alunos a refletirem sobre temas da atualidade de forma interdisciplinar

Postado por admin

O Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG) conta, desde o início de 2012, com o Núcleo Cultural Madre Regina Protmann, que desenvolve trabalhos interdisciplinares com alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio.

O projeto é coordenado pelo professor Leandro Almeida e busca transformar o CSC em um espaço dialógico, promovendo uma reflexão sobre os processos políticos e discutindo alternativas para o mundo atual. O projeto se divide em quatro áreas: núcleo de fé e política; núcleo de teatro; núcleo de artes plásticas e literatura; e núcleo de cinema e produção de documentários

As quatro frentes de trabalho se reúnem no colégio, nas tardes de quarta-feira, e os alunos, a partir do 9º ano, que tenham interesse podem se inscrever voluntariamente. Segundo Leandro, as vagas são limitadas para manter um bom rendimento de trabalho. “Prefiro trabalhar com um grupo reduzido, porém interessado, que fará o trabalho render e depois disseminá-lo na escola”, explica o professor.

Ao longo do ano, o Núcleo desenvolve vários eventos no Colégio, inclusive, para alunos que não fazem parte do projeto. A Noite Cultural, por exemplo, sempre aborda um tema em relevância na sociedade, debates acerca de temas polêmicos que estejam em voga na mídia, além de apresentação de artes plásticas, poesia e música. “Nosso foco é a formação cultural do aluno. Em educação, a gente tem sempre que perguntar: o que fica para o aluno? Aprender matérias comuns, não é muito difícil. Difícil é saber dar significado às disciplinas e fazer as interlocuções. Queremos passar um aprendizado que o estudante consiga trazer para o dia a dia e o ajude a ressignificar os acontecimentos. E são esses eventos que ficam na memória do aluno”, destaca Leandro.

No vídeo a seguir, quatro alunos do 3º ano do Ensino Médio, que participam do Núcleo desde o Fundamental, falam como essa experiência mexeu com a vida deles.

 

2017.06.23



Sem Comentários

334 Visualizações

Deixe um comentário :