Projeto de Logística Reversa amplia ações de Sustentabilidade

Postado por admin

A área corporativa de Suprimentos segue engajada com o Projeto de Logística Reversa. Depois do Hospital Santa Catarina (SP), agora é a vez da Casa de Saúde São José (RJ) aderir ao projeto que visa minimizar a geração de resíduos, reduzir os impactos à saúde humana e ambiental decorrente do ciclo de vida dos produtos, além de garantir o destino correto dos resíduos.

Por meio da iniciativa, todas as embalagens de produtos provenientes do fornecedor, como as de álcool gel, sabonete, químicos de CME, entre outras, serão segregadas em contentores e locais específicos para a coleta da CNPH, empresa que atende a rede há muitos anos com produtos médicos hospitalares e figura entre os principais fornecedores da ACSC.

A primeira etapa do projeto será implementada com o apoio da equipe de Hotelaria da CSSJ, no início do próximo mês. Assim, estima-se que, só nessa fase, mais de 1.000 embalagens sejam tratadas e transformadas por mês. Após esse passo, ocorrerá a transformação de todo o plástico gerado em sacos de lixo para uso dentro do próprio projeto. Dessa forma, é possível fechar o ciclo de vida das embalagens plásticas não contaminadas.

A ideia é replicar esse projeto para as demais áreas do hospital e posteriormente para os demais hospitais da rede.  Ainda, esperam-se outros ganhos com o Projeto, como a consultoria técnica especializada da empresa, suporte para o cumprimento das legislações especificas e treinamento contínuo para as equipes envolvidas no processo (assistencial e higiene).

Segundo a gerente de Hotelaria da CSSJ, Maria do Socorro Pereira, a Casa já vem aprimorando as ações de sustentabilidade, assim entende que o Projeto vai beneficiar o hospital, consolidando as práticas ambientais, promovendo a redução de custos, gerando ganho operacional e garantindo a destinação correta dos resíduos.

O coordenador corporativo de Suprimentos, Diego Luna, acredita que a iniciativa trará ganhos significativos financeiros, operacionais e, principalmente, ambientais, garantindo a destinação correta dos nossos resíduos, além do apoio de consultoria especializada. “Estamos engajados em buscar parcerias desse tipo com nossos fornecedores, trazendo ganhos e trazendo um impacto positivo aos nossos hospitais”.

Para a gerente corporativa de Suprimentos, Daniela Eugênio, é muito positivo disseminar as boas práticas de mercado e iniciativas como essa para os hospitais da ACSC. “Esse projeto colherá frutos significativos para o HSC e CSSJ e, em breve, para outros hospitais da rede. Essa é a nossa meta, ir além dos resultados financeiros, impactar positivamente a sociedade”, afirma.

Fotos da equipe:

2019.08.27



Sem Comentários

205 Visualizações

Deixe um comentário :