Projeto da OS-Santa Catarina realiza primeiro atendimento odontológico

Postado por admin

No dia 12 de julho, aconteceu o primeiro atendimento odontológico no Centro Cirúrgico do Hospital Dia, da Rede Hora Certa da Cidade Ademar (SP), administrada pela OS-Santa Catarina (SP).

Idealizado pela OSSC, o projeto tem o objetivo de proporcionar a integralidade do cuidado em Saúde Bucal dos pacientes que necessitam atendimento odontológico especializado em âmbito hospitalar, em decorrência de possuírem algum tipo de necessidade especial/deficiência que impossibilite o tratamento ambulatorial, tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

A ação foi possível devido à integração da rede assistencial da região de Santo Amaro – Cidade Ademar, gerenciada pela OS – Santa Catarina, particularmente entre o HDRHC – Cidade Ademar e o CEO Humberto Nastari. Os dois serviços, liderados respectivamente pelos Drs. André Ramos Neto e Jacqueline Yuri Miranda, montaram fluxos e protocolos de atendimento, apoiados pela Dra. Manuella Monteiro, supervisora de Saúde Bucal da Assessoria técnica da Coordenação da OS–Santa Catarina.

O atendimento realizado foi em um paciente com diagnósticos de esquizofrenia e obesidade (152 Kg), sendo este o principal motivo da abordagem no HDRHC – Cidade Ademar, pois o mesmo é colaborativo e já havia sido submetido a condicionamento psicológico no CEO Humberto Nastari, onde a cadeira odontológica suporta apenas 120 Kg.

Apesar de o procedimento ter sido realizado no Centro Cirúrgico, não houve necessidade de submeter o paciente à sedação ou anestesia geral, pois o intuito era utilizar a mesa cirúrgica que suporta até 220 Kg para acomodá-lo.

Toda a equipe do HDRHC – Cidade Ademar, composta pelo corpo de Enfermagem, instrumentadores, farmacêutica e auxiliares administrativos, atuou em conjunto, fazendo com que todo o processo transcorresse sem anormalidades.

Todas as normas de biossegurança e paramentação de centro cirúrgico/ambiente hospitalar foram devidamente respeitadas, o que contribuiu para o sucesso do procedimento.

2017.08.21



6 Comentários

1.334 Visualizações

  1. Itamara Lucia Itagiba Neves disse:

    Parabéns pelas conquistas!
    #orgulho

  2. Fernanda Plessmann disse:

    Parabéns a toda equipe pela dedicação e envolvimento no projeto

  3. Maria Christina disse:

    Orgulho dessa equipe!
    Integralidade do cuidado!!! Saúde Pública sendo Saúde Pública.

  4. Sandra disse:

    Equipe excelente!

  5. Sandra Silva disse:

    Parabéns a todos .
    Trabalho como este realmente nos faz sentir orgulhosos da nossa profisssao .

  6. Tânia disse:

    Parabéns a todos da equipe!!

Deixe um comentário :