Projeto “Alta Multidisciplinar” do HTODL promove cuidado centrado no paciente

Postado por admin

Desde 2015, o Hospital de Trauma-Ortopedia Dona Lindu (RJ) realiza um projeto que tem foco na segurança e no cuidado centrado no paciente. A “Alta Multidisciplinar” é uma ação que consiste no envolvimento de vários profissionais que atuam diretamente com o paciente, durante seu período de internação, em uma espécie de mutirão de informações realizada no momento da alta e que envolve cuidados com banho, como fazer curativo em casa, fisioterapia, entre outras orientações. Participam deste momento o médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapia.

De acordo com a supervisora de Enfermagem Érica Stelmann, o projeto tem como público-alvo pacientes com média de permanência igual ou superior a oito dias de internação. No momento da alta, cada profissional aproveita para entregar orientações escritas, além de conversar com o paciente para que este se sinta seguro de ir para casa. A profissional explica que é uma oportunidade importante que o paciente tem de tirar todas as dúvidas com a equipe. “Procuramos deixar bem claro que o cuidado em casa, um curativo feito de forma correta, tomar os remédios na hora certa, fazer os exercícios recomendados, solicitar o material de apoio, são tão importantes quanto a cirurgia em si, pois sem a continuidade não se conquista uma cirurgia 100% eficaz”, explica.

O supervisor da Qualidade da Casa, Felipe Guido, ressalta a importância do projeto como um modelo que reúne informações para os pacientes e familiares. “Focamos em facilitar o padrão de linguagem para entendimento do paciente por meio do comprometimento e empenho das equipes assistenciais agregadas à qualidade e segurança do paciente”, comenta.

2016.08.16



Sem Comentários

726 Visualizações

Deixe um comentário :