Programa Salus Vitae traz melhorias para o HMRP

Postado por admin

O programa Salus Vitae, promovido pela Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente, trouxe profundas mudanças ao comportamento (e ao sentimento) de todos os envolvidos no Hospital Madre Regina Protmann (ES). Com foco na redução do sofrimento, o programa disseminou a Ciência da Melhoria como método para introduzir mudanças que aprimorem o cuidado, servindo como uma injeção de ânimo e resgate às verdadeiras raízes da arte de cuidar.

As equipe do ISIA e da Colaborativa do HMRP lograram êxito em cumprir as metas estabelecidas. A primeira equipe ficou responsável pela identificação correta de todo paciente novo internado para procedimentos cirúrgicos e clínicos. A segunda tinha como objetivo zerar as infecções relacionadas ao cuidado dentro do ambiente da terapia intensiva.

Para a alegria da Casa, há mais de 1 ano, o HMRP não registra esse tipo de infecção. Além de promover o cuidado seguro aos pacientes, as ações implementadas também geraram uma economia significativa com a redução do uso de antibióticos.

Na visão da equipe, o grande diferencial do programa foi resgatar os cuidados centrados no paciente, por meio de vários processos de melhoria, tais como o aprimoramento da comunicação com a introdução da ferramenta SBAR de comunicação, a melhora na qualidade da identificação, a procura do acesso adequado aos cuidados oportunos, entre outros.

Devido aos resultados alcançados, quatro novas equipes do hospital já estão desenvolvendo objetivos de melhoria e rodando testes de mudança para que possam agregar ainda mais qualidade ao cuidado. São elas as equipes da Farmácia, da Enfermaria de Clínicas, do Pronto-Atendimento e do Centro Cirúrgico, somando uma grande força-tarefa de qualidade no Hospital.

2016.09.13



Sem Comentários

562 Visualizações

Deixe um comentário :