Profissionais do HST participam de curso sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Postado por admin

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e profissionais de Serviço Social do Hospital Santa Teresa (RJ) participaram de mais uma capacitação: o “Curso Básico em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”.

Ministrado pela enfermeira do Setor de Educação e Pesquisa do Programa Estadual de Transplantes, Ana Carolina Almeida, o curso foi oferecido pelo Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro.

Para a supervisora de Enfermagem do Santa Teresa, Débora de Oliveira, este foi mais um passo importante, tanto para os profissionais, quanto em benefícios para a população. “Tivemos a oportunidade de entender melhor o processo de identificação dos potenciais doadores, como funciona o processo de doação de órgãos e tecidos do Rio de Janeiro e também a importância das notificações compulsórias de morte encefálica. Como profissionais da saúde, precisamos estar atualizados sobre o processo de identificação, manutenção, abordagem familiar e outros, no intuito de realizarmos, da melhor maneira possível, uma assistência segura e acolhedora em um momento tão doloroso para quem perde um familiar”, relata.

A enfermeira salientou, ainda, que o curso mostrou a importância da doação, “que pode salvar vidas por meio de gesto de amor”. O curso apresentou as etapas de exames para a confirmação de morte encefálica e o que a legislação aprova no processo de identificação do potencial doador.

O HST, por meio do seu Setor de Educação Permanente, oferece constantemente novas especializações aos seus colaboradores. No total, 55 profissionais participaram do evento e, ao fim, foram certificados.

2017.05.15



Sem Comentários

397 Visualizações

Deixe um comentário :