Profissionais do HSI conscientizam sobre a Doença de Parkinson

Postado por admin

Em comemoração ao Dia Mundial da Doença de Parkison (11/04), o Hospital Santa Isabel (SC) esteve à frente de iniciativas que tinham como objetivo informar e conscientizar a população sobre a doença.

No dia 04 de abril, o neurologista do HSI, Dr. João Filipe de Oliveira, iniciou a conscientização da Doença de Parkinson, concedendo entrevista ao Programa “Ver Mais”, da RIC Mais Santa Catarina, com o tema “Tudo o que você precisa saber sobre a Doença de Parkinson”.

Para o dia Mundial, a equipe do Serviço de Neurologia da Casa, com o apoio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (SEMUS), organizou um evento para portadores, familiares, profissionais, acadêmicos e comunidade em geral no Auditório da Biblioteca da FURB (Universidade Regional de Blumenau), com uma mesa redonda que abordou o diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson, além de palestras com os temas “As dificuldades de diagnosticar Parkinson” (com o geriatra do SEMUS, Dr. Mário Henrique Kato), “Quando o tremor não é doença de Parkinson” (com o Dr. João Filipe de Oliveira) e “Os Direitos do cidadão” (com a assistente social Maria Aparecida Kratz Leite).

No encerramento do evento, a equipe expressou para os presentes o desejo de formar uma Associação dos Portadores da Doença de Parkinson no Vale do Itajaí. E, para isso, conta com o apoio da comunidade em geral.

Saiba mais

O Parkinson é uma doença neurológica degenerativa, incurável e progressiva, que afeta as células nervosas cerebrais. Ela provoca sintomas como a rigidez de articulações e lentidão nos movimentos, fazendo com que os portadores levem, às vezes, o dobro do tempo para fazer as atividades do dia-a-dia, além de acarretar instabilidade postural, tremores, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal, perda de peso, diminuição do olfato e do prazer associado à alimentação.

2017.04.17



Sem Comentários

415 Visualizações

Deixe um comentário :