Professores do CSC-JF utilizam música e moda para contar a história da década de 80 no Brasil

Postado por admin

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina (JF) puderam enriquecer, de um jeito diferente, o aprendizado sobre o período de transição da Ditadura Militar para a democracia da Nova República, passando pelos principais movimentos sociais e políticos dos anos 80, a luta pela Constituição de 1988 e as eleições presidenciais de 1989.

O aprendizado sobre a história recente do Brasil aconteceu por meio da moda e letras de músicas. Entre uma contextualização e outra dos professores Leandro Almeida e Luís Carlos Vianelli, os alunos cantaram músicas de bandas nacionais e internacionais. O rock dos anos 80 ficou a cargo da banda Dois Gumes, do professor Luís Carlos.

Além da música, o momento também foi intercalado com desfile de moda mostrando a tendência daquela época. “A moda revela um comportamento da sociedade, um costume, uma cultura e expressa o olhar que as pessoas têm delas mesmas, além do olhar sobre as outras. E ao mesmo tempo a troca de identidade, como as mulheres se vestiam, como os homens se vestiam”, explica Leandro.

O objetivo da iniciativa, segundo Leandro, é discutir política fazendo uma ligação entre música e moda, e, dessa forma, abordar o papel da emenda Dante de Oliveira, que culminou com as passeatas das Diretas Já no Brasil. “A vantagem é que antes do evento, os alunos do 3º ano já viram esse conteúdo em sala de aula. E o que chama atenção é o retorno depois do evento. Na manhã letiva posterior, por exemplo, fui procurado por uns dez alunos pedindo mais eventos como esse. Isso demonstra que eles ficaram motivados, porque tivemos quase 100% de presença”, afirma.

No vídeo a seguir, os professores contam um pouco mais sobre essa experiência:

 

2016.09.26



Sem Comentários

373 Visualizações

Deixe um comentário :