Professores de Educação Física do CSC-JF alertam sobre a importância do café da manhã

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A falta de uma alimentação saudável pode diminuir a capacidade de raciocínio, além de causar mal-estar, sonolência e indisposição, principalmente para quem estuda no período da manhã. Por isso, o Departamento de Educação Física do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG) costuma conscientizar os adolescentes sobre a importância de uma boa alimentação no café da manhã.

Para ajudar na conscientização, os professores falam dos malefícios do jejum prolongado para o desempenho cognitivo, além de ensinarem que um bom café da manhã é composto por alimentos de três grupos: energéticos (pães, de preferência os integrais), reguladores (frutas ou sucos) e construtores (os leites e derivados, como requeijão, manteiga, presunto ou peito de peru). Quanto mais completo o lanche, mais saudável e de qualidade será a refeição. Segundo estudos na área de nutrição, quem come ao acordar tende a fazer refeições mais saudáveis ao longo do dia, já que evita os picos de fome.

“Na faixa etária dos 12 aos 17 anos, as meninas, principalmente, começam a ficar mais preocupadas com a aparência e, na tentativa de emagrecer, muitas não tomam café da manhã. Elas ficam apáticas, sem energia e sonolentas. Nossa intenção, portanto, é esclarecer que uma alimentação equilibrada, nos horários corretos, faz bem à saúde”, alerta a professora Cláudia Assis.

Além do café da manhã antes de ir para a escola, as educadoras também lembram que é preciso comer alguma coisa na hora do recreio. Ficar mais de três horas sem ingerir alimento algum pode fazer o estudante perder peso, ter cansaço e até sentir tontura, atrapalhando seu aprendizado. Uma fruta, iogurte, água de coco, barrinhas de cereal ou castanhas são excelentes opções.

Na cantina do CSC é proibida a venda de salgados fritos, doces e refrigerantes. E os pais devem evitar mandar esse tipo de alimento de casa, por serem muito gordurosos e calóricos. Outra dica importante é ingerir fibras, pois além de contribuírem para o bom funcionamento do organismo, ajudam a prolongar a sensação de saciedade.

2017.02.13



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