Professora do CSC-JF dá vida a personagem de livro infantil

Postado por admin

Ele é baixinho, fala e se veste como um típico caipira, chapéu de palha e camisa xadrez, e faz a alegria da criançada. O nome dele é Pachecão, personagem do livro “O Reino das Letras” – usado no processo de alfabetização dos alunos do Colégio Santa Catarina (JF) – que de vez em quando ganha vida através da professora de Literatura Infantil Marcela Surerus.

Esta história começou há alguns anos com um grupo de professoras do CSC-JF que resolveu criar uma narrativa para trabalhar com os alunos durante o processo de alfabetização. Elas acreditavam que aliar o aprendizado ao lúdico é uma forma incontestável de se obter resultados positivos.

A supervisora do Ensino Fundamental I, Sandra Mautoni e as educadoras Francismara Salgado, Adriana Faria, Valéria Casimiro, Dulce dos Santos Fazza e Márcia Mauad resolveram, há alguns anos, criar uma narrativa para trabalhar com os alunos durante o processo de alfabetização. O trabalho em conjunto foi tão bacana que acabou virando livro.

Os desenhos que ilustram a obra foram feitos pelos próprios alunos. O personagem principal é o Pacheco, um sujeito caricato, roceiro, que não sabe ler e vai morar numa localidade onde cada morador é a personificação de uma letra. “Dessa forma fica mais fácil para a criança aprender e guardar. A gente sempre trabalhou na alfabetização com as famílias silábicas. Em cada capítulo da história a gente introduz uma nova letra e, assim, trabalhamos o livro em sala de aula o ano todo”, explica Sandra.

2016.04.11



Sem Comentários

480 Visualizações

Deixe um comentário :