Professor do CSC-JF prepara álbum de figurinhas com alunos de xadrez

Postado por admin

Álbuns de figurinhas sempre mexeram com a imaginação e, muitas vezes, tornam-se verdadeira obsessão entre crianças e adolescentes, afinal, conseguir a última figurinha que completa o álbum não é tarefa das mais fáceis. Imagina, então, virar uma figurinha do seu próprio álbum? Pois o professor Haroldo Carvalhido do Colégio Santa Catarina (JF) pensou nisso e resolveu envolver seus alunos.

Haroldo promove, desde 2009, a Liga X, que é um torneio de xadrez. Este ano, a novidade é que ele fará um álbum com os alunos que participarão da Liga. “Eu sempre colecionei figurinhas. E como o campeonato foi crescendo, eu tive a ideia, com meu sócio, de fazer esse álbum para motivar os meninos e valorizar o esporte. É o primeiro álbum de figurinhas de xadrez do mundo. Pelo que eu saiba, eu pesquisei, nunca teve outro”, explica Haroldo.

3 As figurinhas terão como pontos de venda os patrocinadores do torneio e algumas bancas de jornal, além, é claro, dos eventos da Liga X, que será o principal ponto de venda.

Vinicius Morais, estudante do 7º ano, está ansioso para ver o álbum pronto. “Estou achando bem legal esta história de me ver num álbum de figurinhas, porque eu já vi muitos álbuns, já colecionei alguns de desenho animado, e nunca imaginei que eu pudesse ser uma figurinha. Vou comprar muito pacotinho até sair o meu rosto. E depois tenho que guardar pra sempre, né? Para mostrar para os meus filhos”, brinca o garoto.

Liga X

A primeira edição do torneio foi em 2009. De acordo com Haroldo, a ideia surgiu para suprir uma demanda dos próprios alunos, pois na cidade não havia competições nessa modalidade. Outro objetivo do professor era massificar a prática do xadrez escolar. Hoje, a Liga X é considerada a maior liga de xadrez do Brasil, com sete fases que ocorrem ao longo do ano.

2016.05.11



Sem Comentários

583 Visualizações

Deixe um comentário :