Prevenção e diagnóstico de câncer ginecológico e de mama é tema de palestra no HCNSC

Postado por admin

No final do mês de julho, foi realizada uma palestra, no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ), para despertar a importância da realização de exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama. O evento aconteceu na Sala de Convivência e reuniu diversos colaboradores da Casa.

O ginecologista Gilberto Gonçalves explica que o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, com alterações na mama, principalmente com surgimento de um pequeno nódulo indolor. No entanto, é importante saber que muitos nódulos que surgem são benignos e não representam uma situação de câncer. A prevenção é baseada no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores.

“É possível por meio da alimentação, nutrição e atividade física reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal, evitar a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para a prevenção do câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor”, comenta.

Outro tema abordado pelo palestrante foi relacionado ao câncer ginecológico. Gilberto alertou que essa doença pode se manifestar em cinco áreas: colo do útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. Dentre esses, o primeiro e o terceiro são os maiores causadores de mortes em mulheres, segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os tratamentos para os cânceres ginecológicos dependem do estágio da doença e quanto mais cedo o diagnóstico, maior chance de cura ou controle da doença. A prevenção continua sendo a visita periódica ao ginecologista para maiores esclarecimentos sobre a doença e fatores de risco e a realização de exames necessários”, encerra o ginecologista Gilberto. 

Turma que acompanhou a palestra

2019.08.12



Sem Comentários

51 Visualizações

Deixe um comentário :