“Prevenção da surdez” é tema de palestra no AME Itapevi

Postado por admin

No dia 5 de agosto foi realizada, no AME Itapevi (SP), a apresentação de mais uma palestra de saúde preventiva, com a temática Prevenção da Surdez”, ministrada pela fonoaudióloga Fabíola Krupensky. O intuito da palestra foi orientar os participantes sobre os cuidados com a audição, prevenindo a ocorrência precoce da surdez.

A palestrante falou sobre a importância da audição por ser parte essencial da comunicação entre os indivíduos, mostrou como funciona o sentido da audição e explicou que a perda da audição pode ocorrer gradualmente, podendo ou não, estar relacionada à idade e a outros tipos de fatores, como, exposição a ruídos, utilização de determinados medicamentos e antecedentes familiares.

Segundo Fabíola, a perda auditiva pode ocorrer também por consequência de doenças mal curadas, como: caxumba, rubéola, DST’s, gripes e resfriados. Traumas ocasionados na região da cabeça por pancadas, armas de fogo e fogos de artifícios também são agravantes para a perda da audição.

A fonoaudióloga também ressaltou que, para prevenir o surgimento da surdez, é importante evitar a automedicação, o uso excessivo de fones de ouvido com volume elevado, buscar tratamento adequado de doenças e evitar permanecer por longos períodos em ambientes muito ruidosos. Destacou que não se deve utilizar cotonetes para a limpeza dos ouvidos, pois este pode causar a falsa perda de audição por compactar a cera dentro do ouvido, e também ocasionar lesões ao tímpano pelo uso inadequado.

2016.08.16



Sem Comentários

435 Visualizações

Deixe um comentário :