Prêmio Amigo do Meio Ambiente reconhece ações de sustentabilidade da ACSC

Postado por admin

Sete Casas da ACSC se destacaram no Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA) 2017. Concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, a premiação visa estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde do SUS a desenvolverem, em seus locais de trabalho, uma cultura perene de preservação ambiental, adotando soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis.

A entrega do prêmio foi realizada no dia 09 de outubro, durante a solenidade de abertura da 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e do 10º Seminário Hospitais Saudáveis (CLAHVS/SHS 2017), realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Em 2017, duas Casas receberam o prêmio na categoria destaque (HMRP e OS-Santa Catarina) e cinco receberam a menção honrosa (AME Itapevi, HST, HSJ, HSC e HCNSC). Neste ano, concorrendo com mais de 116 projetos inscritos por organizações presentes em 10 estados brasileiros, a ACSC atingiu os seguintes resultados:

Placa de reconhecimento entre dois dos 15 melhores trabalhos:

  • OS – Santa Catarina: A3P – Agenda Ambiental na Administração pública nos serviços de saúde pública sob gestão da Organização Social Santa Catarina.
  • Hospital Madre Regina Protmann: Projeto Viva o amanhã.

Certificado de Menção Honrosa:

  • Hospital Santa Catarina – Selo mecânico nas bombas centrifuga das centrais de água gelada.
  • Hospital Santa Teresa – Reuso da água do rejeito de tratamento de osmose reversa de uma unidade de Hemodiálise.
  • Hospital São José – Eficientização do Sistema de Água Quente.
  • Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição – Sustentabilidade em Ação
  • AME Itapevi – Envolvimento das lideranças na conscientização para redução de insumos.

Para o especialista corporativo de Responsabilidade Ambiental, Francisco Silvério Neves, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente é importante porque desenvolve e engaja os colaboradores e diretores em ações de responsabilidade ambiental. “Além disso, gera visibilidade internacional e isso é muito bom para a ACSC”, comenta.

Um importante acontecimento que marcou o evento foi a entrega das placas de reconhecimento de algumas Casas da ACSC pela participação no “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”, uma campanha internacional coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que visa mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental.

Uma das principais metas do Desafio 2020 é controlar e reduzir a emissão dos Gases de Efeito Estuda (GEE). “Elaborar o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa é reconhecer as atividades que emitem esses gases, realizar a gestão contínua dessas emissões e ações, controlá-las para que a meta de redução seja cumprida seguindo o legado das Irmãs da Congregação de Santa Catarina, que tem a preocupação e o respeito ao meio ambiente em que habitamos”, explica Francisco.

Na ACSC, as seguintes Casas se inscreveram e receberam uma placa em reconhecimento ao compromisso assumido com o Desafio 2020:

  • Hospital Santa Catarina
  • Hospital Santa Teresa
  • AME Itapevi
  • Hospital Madre Regina Protmann
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição
  • Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição

Todas as Casas da ACSC já possuem o Inventário de Gases Efeito Estufa e enviam, mensalmente, dados sobre as emissões ao setor de Responsabilidade Ambiental, que faz este inventario desde 2014, fazendo da ACSC uma Instituição que se preocupa com as questões ambientais.

2017.10.16



Sem Comentários

141 Visualizações

Deixe um comentário :