O espaço, o brinquedo e a criança

Postado por admin

Foi desenvolvida, no Centro de Educação Infantil Casa da Criança da Vila Mariana, a pesquisa  “O espaço, o brinquedo e a criança”.  Participaram  9 crianças, de 1 a 2 anos, com acompanhamento semanal nas atividades junto à equipe escolar. A justificativa dessa pesquisa se deve ao relato da equipe escolar em querer desenvolver um trabalho de qualidade junto às crianças atendidas, no brincar livre infantil. O espaço da brinquedoteca foi alterado e cantos temáticos montados. Foram construídos para realização de estudo do espaço, como educador e construtor de contextos sociais e culturais para as crianças e ao mesmo tempo, possibilitador de interações, descobertas e construção de experiências e repertórios que se caracterizam como grandes potencializadores do desenvolvimento infantil.

Constatou-se que as educadoras perceberam uma nova criança e infância. As crianças mostraram-se autônomas nas brincadeiras, capazes de escolherem os brinquedos e seus parceiros. As relações criança e adulto se modificaram, as crianças escolhem o canto temático e o brinquedo, ao brincar relatam os conteúdos da brincadeira, procuram o colega a partir do brinquedo, trocam os brinquedos, constroem seu espaço brincante. A criança percebida como sujeito e construtora de seu conhecimento no espaço da escola.

Com todas essas mudanças apresentadas, a pesquisa realizada na Casa foi uma das escolhidas para ser apresentada no ITRA (International Toy Research Association), em Portugal, pelas pesquisadoras Andrea Garcia e Maria Ephigênia Cárceres

A Casa agradece,  em especial. à Andrea e Ephigênia por acreditarem e apoiar o trabalho realizado pela ACSC.

2014.09.22



Sem Comentários

410 Visualizações

Deixe um comentário :