Peso X: O desafio em prol da sua saúde

Postado por admin

O Hospital Santa Teresa (HST) participou de um projeto inovador em Petrópolis: o Desafio Peso X. Idealizado pela loja X da Saúde, em parceria com a Academia Locatelli e HST. O Peso X propôs um desafio a seis participantes, de que em pouco mais de 3 meses era possível perder peso, obter saúde e qualidade de vida.

Cem dias depois do início do projeto, os seis participantes – Alexandre Rocha, Cristina Reis, Dilcea Cruz, Filipe Furtuna, Paulo Marcos dos Reis e Taciana Borges – contabilizam os resultados alcançados: menos 75,5 quilos, 52,5cm centímetros de cintura e 58,4cm de abdômen eliminados e ganho de 35 cm de flexibilidade. Mas as maiores conquistas foram na qualidade de vida e saúde, alcançadas com a reeducação alimentar e com a prática de atividades físicas.

Além do sobrepeso, os exames iniciais, realizados pelo Hospital Santa Teresa detectaram doenças quase silenciosas. Controlar quadros de hipertensão e da doença de Hashimoto foi um dos desafios encontrados pela equipe formada por nutricionistas, educadores físicos da Academia Locatelli, corpo médico do HST e da loja X da Saúde.

Segundo o médico José Kawazoe Lazzoli, especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte; co-responsável pelo Serviço de Cardiologia do HST; vice-presidente da Confederação Panamericana de Medicina do Esporte e responsável médico pelo Projeto Peso X, “a redução de peso e a prática de exercícios ajudaram a controlar melhor alguns dos problemas de saúde”, afirmou citando o controle da pressão arterial dos que eram hipertensos e a redução do colesterol e dos triglicerídeos de todos.  

“O Peso X foi um sucesso. Envolvemos uma equipe enorme de profissionais focados em um único objetivo, que é a saúde. Superamos as expectativas dos participantes graças à integração de todos”, declarou um dos organizadores do projeto, Douglas Abreu, da loja X da Saúde.

Para o coordenador físico do projeto Cristiano Queiroz, o Peso X é uma filosofia de vida que busca promover saúde. “O maior ganho entre os participantes foi a adoção de hábitos saudáveis e a mudança na rotina. Eles passaram a ter consciência sobre a importância da alimentação e dos exercícios físicos. observamos  que o combate à obesidade e ao sedentarismo tem maior chance de sucesso quando atuamos em grupo. Não só o grupo multidisciplinar de profissionais que atendeu os participantes, mas principalmente o grupo dos participantes”, conta o profissional, citando que todos os integrantes do projeto trocaram informações e experiências através de redes de comunicação com a ajuda da tecnologia. “A constante interação entre os participantes e os incentivos da equipe de profissionais foram ponto de grande impacto para o sucesso dos resultados”.

A dedicação dos participantes e os resultados alcançados serviram de exemplo para a família, amigos e a todos que acompanharam a evolução do projeto na mídia. No Hospital Santa Teresa, onde trabalham Dilcea Cruz e Filipe Furtuna, os demais colaboradores também se engajaram na busca pela saúde. Tanto que passaram a consumir mais os alimentos integrais, funcionais (como a linhaça), hortaliças orgânicas e versões light das sobremesas durante o almoço e a freqüentar as aulas no Espaço de Atividades Físicas do hospital.

Para o Diretor Executivo do Hospital Santa Teresa, Vinícius de Oliveira, a iniciativa do Peso X vem ao encontro com uma fase importante do HST que é orientar a população sobre a importância na prevenção de doenças através de hábitos saudáveis.

“Estamos agora nos preparando para a 2º edição do projeto Peso X que será no próximo semestre. Desta vez o ‘Desafio’ será aberto à população que poderá se inscrever através da caixa postal 90939. O objetivo continua o mesmo, mostrar que é possível superar os desafios na conquista de maior qualidade de vida.”, finaliza. 

2014.06.23



Sem Comentários

335 Visualizações

Deixe um comentário :