Personagens portadores de HIV em gibi: a popularização do tema

Postado por admin

Contrair HIV hoje pode ser mais simples do que se imagina. Apenas para se ter uma ideia: Um estudo realizado pelo Departamento de Ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a Bayer HealthCare ouviu 3 mil pessoas com 16 anos ou mais em Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo. Em São Paulo, 77% dos entrevistados não se protegeram na primeira relação.  Sexo no primeiro encontro ou relações causais, que duram uma noite, são mais comuns do que se pensa. 54% dos 3 mil entrevistados em quatro capitais já tiveram relações dessa natureza, segundo a pesquisa.

Isso mostra que a sensação do “comigo não vai acontecer” está predominante, principalmente entre os jovens. Em uma das Casas da Associação Congregação de Santa Catarina, uma mulher de 25 anos descobriu que tinha contraído o vírus da Aids no mesmo dia em que descobriu que estava grávida. Essa realidade, infelizmente, é reflexo do comportamento atual, baseado em relações efêmeras.

A recente iniciativa do cartunista Maurício de Sousa de lançar um gibi com personagens portadores do vírus HIV, chamado de Amiguinhos da Vida, é uma forma de alcançar o público infantil e alertar também para esta causa. A falta de informação é o principal vilão dos principais erros. Por isso, esta iniciativa deve mostrar que crianças soropositivas podem ser saudáveis e merecem a mesma socialização das demais. Mais do que vencer o preconceito junto ao público infantil, esta cartilha chama atenção para o tema: AIDS.

Na ACSC, a Creche Madre Regina (no Ceará) atua também com o acolhimento de crianças vivendo ou convivendo com HIV/AIDS. São atendidas 150 crianças, essencialmente crianças filha de soropositivos, como também portadores de necessidades especiais. Através de um trabalho interdisciplinar, estas crianças recebem a alfabetização e atividades comum para suas idades. A Casa participa ativamente do Fórum do Movimento Social de Luta Contra a AIDS do Ceará e outras manifestações por direitos sociais na luta contra a AIDS.

 

2012.10.03



Sem Comentários

390 Visualizações

Deixe um comentário :