Pandemia de Covid-19 incentiva práticas sustentáveis

Postado por admin

A chegada do novo coronavírus mudou a rotina de muitas pessoas. Uns sentiram mais, outros menos, mas o impacto veio de forma uniforme, para todas as famílias. Com grande parte do comércio fechado e parques interditados, o estilo de vida também sofreu mudanças nos últimos tempos. É possível avaliarmos o impacto sustentável positivo durante essa situação. Com a diminuição da atividade econômica e os países engajados em combater a pandemia, a emissão de gases na atmosfera e a poluição caíram consideravelmente. Segundo dados levantados por pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, por exemplo, a emissão de monóxido de carbono, vinda do trânsito, diminuiu 50% em comparação ao ano passado.

Além disso, muito mais pode ser feito para ajudar o nosso planeta a partir de agora. Cada um de nós, dentro de casa, pode adotar práticas sustentáveis e fazer a nossa parte.

Confira algumas dicas que você mesmo pode fazer na quarentena:

  1. Evite o desperdício de alimentos:

Segundo a ONG Banco de Alimentos, cada brasileiro desperdiça mais de meio quilo de alimento por dia. Quanto mais alimento jogado fora, mais caro ele fica. Na situação em que vivemos hoje, muitas pessoas têm dificuldades diárias para comprar a refeição do dia. Além disso, esse desperdício prejudica muito a preservação do meio ambiente.

  • Faça a separação de lixo:

Essa não é uma prática nova. Há muito tempo se fala na importância de não misturar recicláveis com orgânicos e colocar plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados, por exemplo. Aproveite o tempo em casa para fazer a sua parte.

  • Reaproveite embalagens:

Já pensou que as latas e as caixas de embalagens podem ser ótimos para servir como porta-lápis, organizadores de gavetas, entre outras utilidades? Além disso, é uma forma de artesanato sustentável que pode virar um hobby e, até mesmo, gerar uma renda extra.

  • Pise no freio do consumismo:

Pense bem antes de fazer uma grande compra. Será que realmente é necessário trocar a geladeira por uma de última geração neste mês? Posso esperar um pouco mais?

  • Aproveite a luz natural:

O home office traz, naturalmente, o aumento da conta de luz, por exemplo. Mas você pode reduzir esse impacto durante o dia. Se possível, opte por trabalhar no local mais iluminado da sua casa. Além de ser desnecessário o uso da energia elétrica, você aproveita para pegar um sol, que é ótimo para a imunidade.

2020.07.07



Sem Comentários

702 Visualizações

Deixe um comentário :