PAI ZN participa da campanha “O que importa para você?”

Postado por admin

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (SP) realizou ações em apoio à campanha “O que importa para você? – Por um cuidado centrado na pessoa”. Com o objetivo de levar a campanha com abordagens diferenciadas a cada público, a Casa dividiu as ações em dois momentos, o primeiro para os pacientes, e o segundo para os colaboradores.

Para os pacientes, a Casa incluiu em suas atividades multiprofissionais atendimentos direcionados ao tema. Foram oferecidos atendimentos individuais e em grupo, realizados por Assistentes Sociais, Enfermeiras, Psicólogos, Técnicos de Enfermagem e Terapeutas Ocupacionais, todos direcionados a ouvir dos pacientes o que importa para eles. Veja alguns destaques:

  • Atendimentos individuais com pacientes:

O paciente da unidade de internação, Claudinei, foi atendido pela psicóloga Caroline Rivas, e contou a ela que era muito importante “ter dentes”, já que, além da questão estética, isso também o atrapalhava no momento da alimentação.

Seu pedido foi realizado, e ele foi tratado por um odontologista que se voluntariou a realizar sua prótese sem custo. A psicóloga da equipe de referência o acompanhou em todas as consultas, e hoje, Claudinei possui uma prótese dentária, voltou a se alimentar de forma adequada e a sorrir sem constrangimentos.

Já o paciente da unidade de internação, Wanderlei, contou aos profissionais que para ele o importante era falar com alguém da sua família. Ele foi autorizado a telefonar (fora do horário pré-estabelecido), ficando muito aliviado e feliz por fazer o telefonema. 

  • Atividades em grupo com pacientes:

Há alguns anos o PAI-ZN realiza uma atividade denominada Assembleia Geral, na qual os profissionais da equipe assistencial promovem, quinzenalmente, um espaço de escuta aos pacientes que se encontram na unidade de internação para que eles façam apontamentos referentes à unidade e sua dinâmica de funcionamento. Nele, os pacientes levam sugestões, solicitações, queixas, elogios, entre outros. Os profissionais realizam orientações, analisam e buscam viabilizar os apontamentos pertinentes, e em cada grupo, os pacientes recebem as devolutivas sobre os apontamentos anteriores.

No mês de junho, o grupo foi direcionado com o tema da campanha “O que importa para você?”. A paciente Acássia solicitou a visita de sua irmã em horários diferenciados. A equipe disponibilizou um horário diferenciado para que ela tivesse disponibilidade em comparecer. A visita foi realizada e a Sra. Acássia ficou contente.

Para os colaboradores, a ação foi um pouco diferente. O PAI ZN disponibilizou fichas para que eles preenchessem com aquilo que importa para cada um. Todos os depoimentos afixados no mural foram transcritos e serão encaminhados à Gerência e Diretoria para análise.

Em todas as atividades realizadas, foram entregues os chaveiros como lembrança da campanha, assim como os rollers de crachá aos colaboradores. O PAI-ZN acredita que são ações como estas que fazem toda a diferença para seus pacientes, profissionais e para a Instituição. É necessário cuidar com um olhar mais amplo, sempre com o objetivo de auxiliar o ser humano, seja ele paciente ou colaborador.

2017.06.26



Sem Comentários

443 Visualizações

Deixe um comentário :