PAI-ZN celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Postado por admin

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional do Movimento Antimanicomial, que se caracteriza pela luta contra os abusos e violação dos direitos humanos sofridos pelas pessoas com adoecimento psíquico. Em 2016, o tema foi “Manicômio nunca mais! Por uma democracia antimanicomial”.

Para marcar a data, as equipes do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (SP) e do CAPS III Mandaqui se uniram com o propósito de apoiar esse movimento tão importante. Os pacientes e profissionais fizeram cartazes e se encontraram em um ambiente extra-hospitalar para que essa luta se mantenha e para que novas conquistas sejam alcançadas.

O movimento surgiu em decorrência da privação de direitos a qual frequentemente os doentes mentais eram submetidos antes da Reforma Psiquiátrica de 2001. Até então, na maioria das vezes, esses pacientes eram internados em manicômios por anos, mantidos isolados da sociedade e recebiam cuidados precários. A Luta Antimanicomial busca garantir que as pessoas possam ser tratadas fora do manicômio, próximas a seus familiares e com projetos terapêuticos individualizados, pois, apenas assim, poderão ser reintegradas à sociedade.

2016.05.23



Sem Comentários

371 Visualizações

Deixe um comentário :