Padre do CSC-JF fala sobre a oportunidade de reconciliação com Deus durante a Quaresma

Postado por admin

Desde a Quarta-feira de Cinzas, as pessoas que professam a fé católica vivem um período litúrgico de grande importância: a Quaresma. Durante a preparação para a Páscoa, deve-se intensificar a vida de oração, penitência e caridade. É tempo de reflexão e de reconciliação. E o primeiro passo para o encontro profundo consigo mesmo e com Deus é o reconhecimento de suas misérias e fraquezas.

De acordo com o padre José Leles da Silva, que integra o corpo docente do Colégio Santa Catarina (JF), este período são os 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Quinta-feira Santa de manhã, sem contar os domingos. “A Quaresma faz referência aos 40 anos que o povo de Israel levou para atravessar o deserto, entre a saída do Egito e a entrada na Terra da Promessa. Também nos remete aos 40 dias em que Jesus passou no deserto, entre o seu batismo e o início da vida pública”, explica o sacerdote.

Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a intensificar o jejum, uma prática que remonta à experiência bíblica. O padre Leles explica que “o jejum livremente assumido nos ajuda a administrar os nossos desejos. Não somos irracionais que agem por instinto. Jejuar me ensina a administrar as minhas vontades e a ser senhor e não escravo das coisas, inclusive do alimento. Alguém disse que nós somos aquilo que comemos. O tempo da Quaresma e a observância do jejum é uma ótima oportunidade para selecionarmos aquilo que ingerimos, em vista de uma vida plena”.

Este ano, em especial, o padre Lelis diz que, em função do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, todos são convidados a adotar o espírito do bom samaritano. “O Papa e a Igreja como um todo querem dizer a todos os fiéis, de modo especial a nós pecadores, que as portas do coração do Pai estão abertas a nós. E se nós quisermos voltar, Ele se reconcilia conosco, nos oferece seu perdão, nos abraça e ainda faz festa para a nossa volta”, ressalta.

2016.02.15



Sem Comentários

370 Visualizações

Deixe um comentário :