Outubro Rosa é celebrado em diversas Casas da ACSC

Postado por admin

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa foi criado para estimular a população na campanha da luta contra o câncer de mama. A ACSC conta com muitas Casas que promovem e cuidam da saúde de forma acolhedora e humanitária e, por isso, teve várias atividades para celebrar o mês.

Um dos diferenciais da campanha “Movimento Outubro Rosa”, realizada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC), foi o Painel Instagram Outubro Rosa. Durante dois dias, a Assessoria de Comunicação circulou pelos setores alertando sobre a importância do exame preventivo entre as mulheres, registrando os momentos, como fotos produzidas em um painel que simula a página do aplicativo Instagram, o que animou muito as colaboradoras.

O Hospital Santa Isabel (SC), por meio da iniciativa da Educação Continuada, aderiu à campanha deixando a fachada da Instituição cor de rosa. Criou também um mural com balões e estimulou os colaboradores a vestir a camiseta criada para o evento em apoio à causa. Além disso, a Instituição distribuiu folders com orientações e laços rosas, e promoveu uma palestra sobre o tema. Complementando a campanha do HSI, o Centro Obstétrico coletará das colaboradoras inscritas, até o fim do mês, material para a realização de exames preventivos de colo do útero, também chamados de “Papa Nicolau”. Como no ano anterior, o serviço de Psicologia Hospitalar instalou uma caixa para doações de lenços.

Além dos laços rosas nas portas da área administrativa e dos consultórios, o AME Itapevi (SP) realizou um evento para os colaboradores com a apresentação de um vídeo de conscientização e a oficina “Receita de Danoninho Caseiro”. O vídeo apresentou depoimentos de mulheres que lutaram e venceram o câncer de mama. No final da ação, os colaboradores participaram de sorteios de brindes. Ainda para ressaltar os fatores de risco que podem ocasionar o câncer, uma palestra com a temática “Prevenção do Câncer de Colo Uterino” foi ministrada pela Dra. Arlete do Monte, ginecologista da Casa.

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (SP) comemorou o mês de prevenção ao câncer de mama distribuindo o símbolo da campanha (laço rosa) para os seus colaboradores.

O “Dia D” foi promovido pelo Hospital Madre Regina Protmann (ES) à comunidade, na Praça Duque de Caxias, com realização de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações sobre como prevenir e cuidar do câncer de mama.

Já o Hospital São José (RJ) realizou, no dia 23 de outubro, a tradicional “Caminhada Contra o Câncer de Mama”, evento que é aberto para toda a população da Teresópolis. Para participar, os interessados tiveram que doar 1 kg de alimento não perecível, que foi entregue aos pacientes identificados pela equipe de oncologia, como socialmente vulneráveis.

Sobre o câncer de mama

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém, representa apenas 1% do total de casos da doença. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

2016.10.24



Sem Comentários

2.073 Visualizações

Deixe um comentário :