OS Santa Catarina inicia 9ª turma do Curso de Corte e Costura

Postado por admin

A Obra Social Santa Catarina (MG) iniciou a 9ª turma do curso de Corte e Costura, com o objetivo de resgatar a autoestima dos participantes e cultivar laços de amizade. Além disso, o curso também capacita o aprendiz de baixa renda para o exercício de uma profissão, o que facilita sua inserção no mercado de trabalho. Míriam Costa, que ministra o curso, informou que, para essa edição, não houve divulgação, porque já existe uma lista de espera para turmas futuras.

“Já formamos cerca de 120 mulheres e é com muita alegria que começamos a 9ª turma. Nunca imaginei chegar até aqui. Agora nas férias, por exemplo, recebi várias mensagens de ex-alunas dizendo que estão participando de feiras de artesanato, vendendo tudo o que confeccionam. Isso é muito gratificante”, relata Miriam.

Ela conta que conhece mulheres que chegaram até lá sem dinheiro para comprar comida, gás de cozinha e viviam enroladas com empréstimo mas, depois da oportunidade, conseguem guardar uma reserva financeira para a compra de alimentos, sapatos e também para o auxílio no orçamento familiar. “Isso nos mostra que o curso já fez diferença na vida de muita gente. É muito legal ter esse retorno e ver o pós-obra. Aliás, elas terminam o curso, mas as portas da Casa ficam abertas para elas virem tirar dúvidas quando precisarem”, completa.

A aprendiz Ana Beatriz Pereira Bergo é a caçula desta nona turma. Embora os irmãos dela já frequentem as oficinas de música da Obra Social, ela está estreando na Casa. Apesar dos 18 anos, mostra maturidade ao explicar por que escolheu o curso de corte e costura. “Gosto muito de desenhar vestidos e vejo muita revista de moda, por isso quis seguir essa área. Estou fazendo esse curso como um investimento profissional, porque tenho muito interesse em ser estilista. Quero ir até o fim e fazer todos os módulos oferecidos”.

Sobre o curso

Tem duração de um ano e qualquer pessoa, com mais de 16 anos e residindo no Bairro Casablanca e entorno (onde a OSSC está localizada), pode participar. São 15 alunos por turma e as aulas são ministradas cinco vezes por semana, de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

O curso é dividido nos módulos Básico (integração e cidadania) e Específico (oficina de modelagem, introdução ao corte, oficina, costura e acabamento). Os participantes recebem apostila e kit individual para usar ao longo do curso: tesoura, lápis, borracha, apontador e régua.

Obra Social Santa Catarina

Além do Curso de Costura, a Obra Social Santa Catarina (MG) oferece à comunidade da Cidade Alta aulas de artesanato, culinária, oficinas de capoeira, flauta (convênio com a Funalfa), aulas de musicalização com instrumentos de sopro (parceria com a Polícia Militar) e instrumentos de corda, ginástica, curso de capacitação para cabeleireiro e garçons, além de consultas médicas nas especialidades de Pediatria, Psiquiatria e Clínica Geral (parceria com a UFJF).

Inaugurada em dezembro de 2010, em comemoração aos 100 anos do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG), a unidade funciona no Bairro Jardim Casablanca, na Cidade Alta, e atua nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. Para ter acesso a qualquer uma das atividades oferecidas, é preciso fazer cadastro na secretaria da Casa.

Endereço: Rua Monteiro Lobato, 147 – Jardim Casablanca (MG).

Telefone: (32) 3214-3841.

2017.02.10



Sem Comentários

490 Visualizações

Deixe um comentário :