OS-Santa Catarina realiza projetos em benefício dos idosos

Postado por admin

A equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Cidade Ademar, da OS-Santa Catarina (SP), desde 2020 tem sido treinada sobre fundamentos em Projetos de Intervenção de modo a organizar as diversas ideias que surgem por parte de cada profissional e promover o registro e execução planejada de cada trabalho.

Uma das metas da equipe técnica que coordena o programa é potencializar o saber e a criatividade dos profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para o trabalho junto aos idosos assistidos. Um dos projetos fomentados foi o Projeto Fazendo Acontecer, que tem como objetivo principal a construção de formas intermediadoras e facilitadoras no processo de estimulação cognitiva, sensorial e da coordenação motora, de forma inclusiva, ou seja, independente se a pessoa idosa possua ou não algum tipo de limitação.

Essas técnicas serão utilizadas pelos acompanhantes dos idosos durante os atendimentos nos domicílios. Além do objetivo principal, ainda é esperado a valorização da cultura, a história e sabedoria do idoso, o estímulo da socialização e das emoções e a atualização sobro novos conhecimentos.

O Projeto Fazendo Acontecer é importante pois sabe-se que, com o passar do tempo e o processo de envelhecimento, há uma diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos. Em condições normais, costuma não trazer qualquer problema no dia a dia do idoso, porém, muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos, que podem gerar diferentes níveis de dependência de terceiros, bem como trazer dificuldades ou impedimentos ao desempenho das atividades cotidianas. Estudos também afirmam que o envelhecimento cerebral é um processo inevitável, porém postergável através de exercícios físicos e mentais e hábitos saudáveis.

Assim, nestes tempos de pandemia COVID-19, como a equipe tem ficado mais interna, devido à necessidade de distanciamento social e evitar maiores contaminações, o tempo tem sido otimizado para a execução do Projeto Fazendo Acontecer. Atividades de estimulação estão sendo confeccionadas, utilizando-se preferencialmente materiais reutilizáveis e recicláveis, como pedaços de madeira, caixas de papelão e outros. Um marceneiro da comunidade voluntário tem auxiliado a equipe com as peças. Portanto, espera-se que quando for possível o retorno às atividades regulares, a equipe possua instrumentais diversificados para a melhoria do trabalho realizado junto aos idosos.

Confira algumas fotos:

2020.06.02



Sem Comentários

271 Visualizações

Deixe um comentário :