OS-Santa Catarina realiza Operação Limpeza contra o Sarampo

Postado por admin

A OS-Santa Catarina (SP) realizou a Operação Limpeza contra a proliferação do sarampo na final de junho. Os profissionais das UBSs Jardim Apurá, Campo Grande, São Carlos e São Jorge, motivados após um momento de espiritualidade, saíram para as ruas para sensibilizar e imunizar grande parte da região com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacina para evitar a doença. O resultado da ação foi a aplicação de 10.750 doses de vacinas.

Sobre a doença:

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que pode levar à morte. A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola é a única forma de prevenir a ocorrência destas doenças na população e comprovadamente eficaz em cerca de 97% dos casos.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo intensificou as ações de vacinação contra o Sarampo em razão da baixa adesão à campanha municipal, iniciada no dia 10 de junho. Até o dia 19 de junho, apenas 12.265 mil jovens procuraram os postos de vacinação. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) estima que a população de 15 a 29 anos é composta de 2,9 milhões de pessoas, sendo necessário que no mínimo 95% do público alvo esteja vacinada para interromper a transmissão do sarampo na cidade de São Paulo.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da SMS de São Paulo, Maria Lígia Nerger, a definição do público-alvo da campanha foi em conjunto com o órgão estadual e contempla a faixa-etária com menor chance de ter recebido as duas doses da vacina tríplice viral. A coordenadora relata ainda que o calendário atual recomenda que pessoas de 1 a 29 anos de idade tenham recebido duas doses da vacina para efetiva imunização. “O objetivo da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo é aumentar a cobertura vacinal nesta faixa etária da Campanha e interromper a circulação do sarampo no município”, disse a coordenadora.

Confira fotos da ação:

2019.07.16



Sem Comentários

196 Visualizações

Deixe um comentário :