OS-Santa Catarina realiza exposição do painel Mulheres Extraordinárias

Postado por admin

A OS-Santa Catarina (SP), por meio da AMA/UBS Integrada Vila Império, elaborou no mês de março o painel Mulheres Extraordinárias. A ação, que faz parte do Núcleo de Prevenção a Violência (NPV), tem o objetivo de apontar mulheres extraordinárias do Brasil e do mundo. Entre as personagens estão figuras engajadas na luta pelos direitos das mulheres, como Bertha Lutz, que participou do processo de sufrágio das mulheres no Brasil; Nise da Silveira, que mudou os rumos da saúde mental no país; e Zilda Arns, que marcou significativamente a realidade da desnutrição infantil na América Latina.

A exposição também abre espaço para mulheres menos conhecidas na sociedade, mas cuja grandeza alcança as gerações de hoje, como Dandara, a guerreira e companheira de Zumbi dos Palmares que lutou contra a escravidão, e Carolina Maria de Jesus, uma mulher cuja trajetória remete a de milhares de mulheres brasileiras que lutam cotidianamente para criar seus filhos em um contexto de desemprego e desigualdade social.

O painel traz, ainda, personagens femininas que escreveram e escrevem a história em outros países, como Malala Yousafzai, Angela Davis, Frida Kahlo e Chimamanda Ngozi Adichie.

A ação também serve para destacar a mulher que talvez não tenha o reconhecimento das grandes multidões, a mulher com a qual nos encontramos todos os dias diante do espelho. Aquela cuja luta diária movimenta o país. O painel é um convite para que essas mulheres possam se reconhecer por meio dessas histórias, identificando sua luta e potencialidades.

Fotos da exposição:

2020.03.23



Sem Comentários

74 Visualizações

Deixe um comentário :