OS-Santa Catarina realiza encontro sobre saúde mental

Postado por admin

O cuidado em saúde mental preconiza cada vez mais o atendimento qualificado e humanitário aos pacientes crônicos. Com isso, buscam-se alternativas às internações hospitalares de longa permanência. Uma das estratégias mais eficazes é o SRT (Serviço Residencial Terapêutico): moradias ou casas inseridas, preferencialmente na comunidade, destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais. A OS-Santa Catarina (SP) faz a gestão de cinco SRT espalhadas na região de Santo Amaro e Cidade Ademar.

Para comemorar o sucesso do trabalho, aconteceu o I Encontro de Trabalhadores, Usuários e Familiares da Luta Antimanicomial da Zona Sul. O encontro ofereceu palestras, rodas de conversas, exposições artísticas e oficinas, reunindo profissionais da saúde, usuários, conselheiros gestores e autoridades.

O SRT Cidade Ademar 2 buscou materializar a luta de seus moradores pela melhoria das condições de saúde e reinserção na sociedade. O resultado disso é um livro elaborado, com muito orgulho, por eles e pelos profissionais que apoiam esta Residência. Ele relata um pouco da trajetória de vida de cada morador, a vida nas instituições e o processo de reconquista da cidadania.

Vários moradores estiveram presentes. A presença deles, além de ser uma premiação pelo fruto desse trabalho, foi um momento de grande emoção para todos os participantes e mais uma estratégia de sucesso na busca da ressocialização.

Confira cliques do encontro:

2019.06.11



Sem Comentários

59 Visualizações

Deixe um comentário :