OS-Santa Catarina promove campanha de Saúde Bucal

Postado por admin

Simultaneamente à Campanha de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo realiza a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Neste ano, a ação foi realizada no período de 22 de abril a 5 de maio, e as agendas dos dentistas da OS Santa Catarina (SP), estavam voltadas para as avaliações bucais. Todos os usuários que procuraram o serviço, tanto os que pretendiam tomar as vacinas contra a Influenza e/ou contra a Febre Amarela, quanto aos usuários que estavam presentes nas UBS para consultas, coletas de exames, entre outros.

Esse momento foi utilizado como oportunidade para realizar avaliações bucais pelos dentistas, para diagnosticar lesões bucais e chamar a atenção de todos para a importância do autoexame bucal, onde o próprio usuário recebe informações de como olhar atentamente para a própria boca e estruturas adjacentes. Esse, sem dúvida, é um dos maiores aliados dos dentistas na busca incansável de identificar e diagnosticar, precocemente, lesões bucais malignas ou não.

Ao final da participação das UBS na campanha, e após a consolidação dos dados de desempenho da participação dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal, a OS recebeu a Menção Honrosa, assinada pela Interlocução de Saúde bucal da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, e entregue pela Interlocutora de Saúde Bucal da Supervisão de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar (SACA). Este reconhecimento foi entregue em fórum mensal com participação de todos os Dentistas Responsáveis Técnicos (RTs) da Região de SACA, no auditório da OS-Santa Catarina. As RTs das UBS Cidade Júlia e Jardim Miriam II, Dras Caroline Paixão e Monique Delazari, receberam os cumprimentos e as Menções Honrosas por terem se destacado como as UBS que atingiram melhores coberturas de exames bucais do território de SACA.

Este reconhecimento trouxe muita satisfação e orgulho aos colaboradores, pois a Saúde Bucal da OS-Santa Catarina, em consonância às Diretrizes de SMS e às necessidades da Saúde Coletiva, assume todos os anos um compromisso com a população da região de SACA, no sentido de tentar reconhecer estas patologias no seu início, e proporcionar aos seus usuários um diagnóstico da doença em seu estágio inicial, e já promover ao paciente, sua inserção imediata nos tratamentos que se fizerem necessários, cumprindo também seu compromisso com o SUS (Sistema Único de Saúde), no que diz respeito ao cumprimento dos princípios da Equidade, Universalidade e Integralidade do SUS.

Conhecendo um pouco mais sobre o Câncer Bucal:

De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, o câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas e região inferior). É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Veja fotos:

2019.07.02



Sem Comentários

25 Visualizações

Deixe um comentário :