OS Santa Catarina inicia projeto “Roda de Partilha – Palavra de Mulher”

Postado por admin

A Obra Social Santa Catarina (OSSC) iniciou no dia 23 de setembro o projeto ”Roda de Partilha – Palavra de Mulher”, com a participação de oito mulheres do Bairro Jardim Casablanca e entorno.  A iniciativa  busca  oferecer  um  espaço  seguro  de  acolhimento  e  de  partilha  de  vivências,  com  o  propósito  de cuidar da saúde mental da mulher, além  de  debater  assuntos  da atualidade que  contornam  suas realidades. O trabalho é coordenado pela psicóloga Luciana Lucchesi e pela assistente social Paula Lamarca Zergue.

“Foi uma solicitação da nossa superintendência, em São Paulo, de que a assistência social e a psicologia desenvolvessem um trabalho conjunto em prol da comunidade. A partir daí, chegamos ao projeto com as mulheres do Casablanca, que, posteriormente, pode se desmembrar num grupo com as famílias destas mulheres”, explica a coordenadora geral da OSSC, Carla Cristina.

O grupo tem encontro semanal, todas as terças, das 8h às 9h30. No último, as participantes elaboraram as “diretrizes de convivência” do grupo.  “Foi interessante, porque elas próprias perceberam a necessidade de se resguardarem com ética e sigilo. O respeito ao outro foi muito abordado nesse momento”, conta Luciana. Por essa razão, não divulgaremos fotos a fim de preservar a privacidade das participantes.

De acordo com a psicóloga, na roda de partilha os temas giram em torno do universo feminino e as participantes têm a oportunidade de falar e de ouvir, bem como esclarecer suas dúvidas dentro do âmbito psicossocial, permitindo que o próprio grupo construa valores de cooperação, solidariedade, alteridade e resgate de valores espirituais e morais.

“A gente percebeu, nos dois primeiros encontros, que elas estão gostando bastante da proposta. No primeiro dia, ouvimos os depoimentos pessoais, algumas até se emocionaram. Já no segundo, percebemos que elas estavam mais à vontade para externar seus sentimentos. Aos poucos, o grupo vai ficando mais coeso e o trabalho vai fluir. Espero que possamos ajudá-las no sentido pessoal, individual, mas também no coletivo, no olhar para a comunidade de forma diferente, com olhar solidário”, explicou Luciana.

“Nos meus atendimentos individuais, as mulheres sempre pediam um espaço como esse, onde pudessem falar um pouco mais dos problemas, trocar experiência. E tem sido muito bacana esse trabalho, porque é um momento de desabafo em que elas têm uma escuta mais qualificada, um olhar diferenciado. Elas acabam percebendo que existem outras pessoas passando pelos mesmos problemas, às vezes até piores, vivendo os mesmos transtornos e, dessa forma, talvez, elas possam aprender a viver melhor, porque compartilham suas inquietações e se sentem acolhidas”, avalia Paula.

Obra Social Santa Catarina-JF

A OSSC-JF foi inaugurada em dezembro de 2010, pela Associação Congregação Santa Catarina, em comemoração aos 100 anos do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora. A unidade funciona no Bairro Jardim Casablanca, na Cidade Alta. O local foi escolhido a partir de uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que apontou a comunidade e seu entorno como um dos bairros em maior vulnerabilidade social da cidade, totalizando, aproximadamente, 21 mil habitantes.

2014.10.28



Sem Comentários

393 Visualizações

Deixe um comentário :