OS-Santa Catarina é palco da exposição “Corpos da Penha”

Postado por admin

Entre outubro e dezembro, a OS-Santa Catarina (SP), em parceria com o Centro de Defesa e Convivência da Mulher /CREAS Cidade Ademar e Pedreira/SMADS, organizou uma exposição, contemplando 13 unidades de saúde, cuja temática abordou a questão da violência doméstica contra mulher.

A exposição, chamada de “Corpos da Penha”, ficará em cada unidade de saúde por três dias. Ela contém 16 protótipos de corpos femininos (em chapa de Madeirit, tamanho natural), representando casos verídicos de violência contra mulher ocorridos na região.  Na OS-SC, além da mostra, também foram realizadas palestras sobre o tema.

Em ambos os eventos, houve grande participação da comunidade, o que trouxe à tona a reflexão sobre a temática da violência, culminando pela busca de atendimento pessoal. Uma paciente, inclusive, deixou o seu depoimento:

“Estive na unidade para passar por consultas médicas e deparei-me com a exposição. Foi impactante no primeiro momento, com a exposição da vítima seja quanto ao abuso sofrido e quanto a forma que veio a óbito. Tirei foto do banner e de alguns relatos de como a violência ocorreu, o que me fez refletir e expor esse excelente trabalho na minha rede social, como forma de conscientização e alerta para as mulheres e familiares que sofrem o abuso. Não devemos apenas pensar que a violência ocorre apenas com a mulher como vítima, mas aos seus familiares que também passam pelo trauma, ocasionando danos permanentes físicos e psicológicos”

O CDCM – Centro de Defesa e Convivência da Mulher “Casa da Mulher Crê Ser” – CREAS/Cidade Ademar está localizado na Rua Salvador Rodrigues Negrão , 351, em SP, e presta atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Fotos da exposição:

2019.01.07



Sem Comentários

322 Visualizações

Deixe um comentário :