Olimpíadas HM: ouro em higiene de mãos e prevenção de infecção no HSC

Postado por admin

O Hospital Santa Catarina (SP) realizou uma olimpíada chamada Olimpíadas HM, com o objetivo de conscientizar e incentivar a higiene de mãos, já que é a melhor forma de evitar as infecções. “É uma competição em que todos ganham: colaboradores, médicos e, principalmente, nossos pacientes”, explica a Dra. Glaucia Varkulja, coordenadora do SCIH.

A iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) avaliou o consumo de álcool gel e a prevenção de infecções. A UTI Cardiológica foi a primeira vencedora da Olimpíada de Higiene de Mãos e Prevenção de Infecção. “Este é o resultado do empenho de todos os profissionais em fazer sempre o melhor. Cada profissional aqui dentro está sempre disposto a prestar um atendimento mais seguro para os pacientes”, comemora a coordenadora de enfermagem, Karina do Carmo.

Inicialmente, foi levantada a quantidade de álcool gel utilizada por paciente ao dia, durante o mês. Segundo os critérios da competição, a unidade que usou mais álcool gel recebe a nota 10, a segunda colocada 9 e assim sucessivamente. Dessa pontuação é descontado o número de infecções registrado na unidade. Infecções de corrente sanguínea, associadas a cateter, têm peso 2. O resultado estabelece a classificação final. Em outubro será anunciado o próximo vencedor.

2016.09.26



Sem Comentários

469 Visualizações

Deixe um comentário :