Obra Social Santa Catarina promove inserção no mercado de trabalho

Postado por admin

A instituição conta com oficina de costura.

Capacitar o aprendiz de baixa renda para o exercício de uma profissão, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho. Este é um dos principais objetivos da Obra Social Santa Catarina, unidade construída em Minas Gerais, mantida e coordenada pelo Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora. Dentro desta proposta, a instituição oferece um curso de costura, dividido em três oficinas: Artesanato com Retalhos, Customização e Reforma, e Costura Industrial.

Qualquer pessoa com mais de 16 anos, morador (a) do Bairro Casablanca e entorno – onde a Obra Social está localizada – pode participar.  São 15 alunos por turma. As aulas são ministradas cinco vezes por semana, de segunda a sexta, atingindo um total de 200 horas/aula. O curso consta com módulos Básico (integração e cidadania) e Específico (oficina de modelagem, introdução ao corte, oficina e costura e acabamento).

A aprendiz Márcia de Souza Queiroz conta que sempre trabalhou no comércio, mas com a chegada dos filhos, ficou um tempo parada e o curso de costura foi a oportunidade  para começar uma nova etapa de vida. “Não tinha nenhuma noção de costura. Tudo que eu aprendi foi aqui no curso. Nunca imaginei trabalhar nesse ramo. Foi uma oportunidade que abracei e aqui eu me encontrei, descobri uma nova profissão. Ainda não estou trabalhando pra fora, mas já fiz um investimento, comprei minha própria máquina e já estou confeccionando algumas coisas para a família”, relata orgulhosa.

Todos os módulos do curso são ministrados pela professora Mírian Aparecida da Costa, que se preocupa não apenas em ensinar um ofício às alunas, mas também resgatar a autoestima dessas mulheres, a fim de que se sintam valorizadas enquanto ser humano. “É uma realização para mim não apenas passar para elas o conteúdo do curso, mas a questão de trabalhar o resgate da autoestima e prepará-las para o mercado de trabalho. Tudo que eu converso com elas tem uma dimensão muito grande na vida delas”, diz.

Além do curso de costura, a Obra Social Santa Catarina oferece à comunidade da Cidade Alta oficinas de capoeira e flauta (convênio com a Funalfa), aulas de musicalização (parceria com a Polícia Militar), ginástica para adultos e idosos, e consultas médicas nas especialidades de pediatria, psiquiatria e clínica geral (parceria com a UFJF). Em breve, o espaço também vai oferecer consultas odontológicas.

2013.04.15



Sem Comentários

460 Visualizações

Deixe um comentário :