Obra Social de Santa Catarina acolhe pessoas e perpetua o legado de MRP

Postado por admin

A Obra Social Santa Catarina de Juiz de Fora (OSSC-JF) foi fundada pelo Colégio Santa Catarina (MG) em comemoração ao centenário do colégio. Na ocasião, por meio de uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), identificou-se que um dos bairros em maior vulnerabilidade social da cidade era o Jardim Casablanca e seu entorno, totalizando aproximadamente 21 mil habitantes. Sendo assim, a Obra Social Santa Catarina foi instalada nessa comunidade, com o objetivo de mudar para melhor a vida de muitas pessoas, atuando nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Ao longo dos seus sete anos de existência, a OSSC já fez a diferença na vida de muitas famílias, através da oferta de cursos, oficinas e atividades que possibilitam capacitação, entrada no mercado de trabalho, renda extra e melhora da qualidade de vida. Só em 2017, foram 322 pessoas matriculadas em algum curso ofertado pela casa (no ano anterior foram 241). Em termos de consultas médicas (parceria com a Faculdade de Medicina da UFJF), foram realizadas 1.289 marcações nas especialidades de Pediatria, Neurologia, Psiquiatria e Clínica Geral.

Em 2017, a OSSC ofertou as seguintes atividades: curso de Costura Industrial, reforma, artesanato e reciclagem (que já formou a 9ª turma), curso de flores de E.V.A., curso de Vagonite e Ponto Cruz, curso de Promoção à Saúde e Auxiliar de Cozinha para Adultos (parceria com a Nutrição da UFJF), ginástica para idosos (instrutor voluntário); ginástica e alongamento para adultos (parceria com Secretaria de Esporte e Lazer da PJF); curso de Cabeleireiro (instrutor voluntário), Grupo Palavra de Mulher, Literatura e oficinas psicoterapêuticas para crianças (com a psicóloga da casa); aulas de Flauta Doce e Capoeira (projeto Gente em Primeiro Lugar), aulas de instrumentos de corda e sopro para Orquestra.

“Além disso, no final do ano passado tivemos o acréscimo de mais dois projetos de extensão, vindos pelo programa “Boa Vizinhança” da UFJF: ginástica geral infantil, um trabalho realizado com crianças da Escola Municipal Professora Maria Aparecida Sarmento. As crianças trabalham coordenação motora, atenção, agilidade, tudo através do lúdico, acompanhadas pela professora de Educação Física da escola. E também o curso de Informática. Fizemos, inicialmente, uma turma só com mulheres e para este ano de 2018, abriremos informática profissionalizante e Matemática preparatória para o ENEM. Também no final de 2017 fechamos uma turma com jovens para o curso profissionalizante de Auxiliar de Cozinha, parceria com a Nutrição da UFJF, e tivemos o início do Atendimento Jurídico, com esclarecimentos e acompanhamento, feito por um advogado voluntário”, conta a coordenadora da OSSC, Carla Cristina.

Para contribuir com a Obra Social, seja com a doação de material para as oficinas ou como voluntário em alguma atividade, entre em contato com a Carla, no telefone (32) 3214-3841. A OSSC fica na Rua Monteiro Lobato, 147, Jardim Casablanca – Minas Gerais.

2018.02.19



Sem Comentários

355 Visualizações

Deixe um comentário :