O que importa pra você?

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Por um cuidado centrado na pessoa!

A ACSC participará pela primeira vez da campanha internacional “What Matters to You?”, ação realizada pela organização Healthcare Improvement Scotland, no dia 6 de junho, com o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, e aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.

Como funciona?

Todos os profissionais das Casas de Saúde da ACSC, assim como do Lar Madre Regina e Residencial Santa Catarina, estão convidados a participar deste movimento. No dia 6 de junho, ao abordar os pacientes, nas Casas de Saúde, e os idosos residentes nas Casas de Assistência Social:
– Pergunte o que importa
– Ouça o que importa
– Faça o que importa

A proposta é que você olhe para o paciente/residente em sua integralidade, de maneira humanizada, tenha esta conversa e nos conte o que aconteceu. Queremos que você compartilhe com a gente:

– Com quem você conversou?
– Como foi a conversa?
–  Como você se sentiu?
– O que aconteceu?
– Sua ação trouxe alguma melhora para o paciente/residente? Qual?

Você poderá registrar suas ações em textos, vídeos ou imagens e deverá encaminhar o material para o e-mail salusvitae@acsc.org.br até o dia 12 de junho. As evidências integrarão a corrente de boas práticas da campanha mundial e as melhores histórias serão publicadas aqui mesmo, no Congregar.

Por que estamos aderindo a este movimento?

Porque sabemos a partir da experiência e das evidências que focar naquilo que realmente importa para as pessoas pode levar a grandes melhorias. Nosso objetivo é melhorar o cuidado de saúde e a assistência social, por meio de um melhor entendimento das necessidades que realmente importam na vida das pessoas.

Esta percepção é crucial para que o profissional de saúde construa uma relação de confiança com o paciente e adeque o cuidado às reais necessidades e anseios daquela pessoa, ajudando-a a seguir em frente. Veja alguns exemplos de histórias contadas por pacientes que já participaram da campanha:

– “Eu gosto de tomar meu remédio para Alzheimer no mesmo horário que costumo tomar em casa, e não nos horários pré-estabelecidos na rotina do hospital.”

– “ É muito importante que minha neta esteja envolvida em todas as discussões sobre meu cuidado. Ela é a principal pessoa em minha vida.”

– “Ir lá fora importa muito para mim. Quando tenho um dia difícil, estar ao ar livre me ajuda a achar espaço e pensar com mais clareza.”

Quando você tem este tipo de conversa sobre as coisas que realmente importam para as pessoas, isto ajuda o profissional de saúde a fazer seu trabalho de forma mais efetiva e contribui para que a outra pessoa viva a vida que importa de forma mais plena. É um ganha, ganha!

O cuidado centrado na pessoa requer atenção plena às necessidades do paciente. Participe deste movimento, contribua com a redução do sofrimento e seja a diferença no cuidado seguro prestado aos nossos pacientes!

#WMTY16   #CuidadoSeguroACSC

2016.05.24



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