“O que importa para você?” é celebrado com ações especiais na ACSC

Postado por admin

No último dia 6, comemorou-se, nas Casas da ACSC, o dia do movimento “O que importa para você?”. O objetivo da data é encorajar conversas profundas e significativas entre pacientes, cuidadores, familiares e profissionais da área da Saúde. Algumas casas realizaram ações pontuais, além das que são promovidas durante todo o ano, não só na data específica.

Confira as ações realizadas nas Casas:

Hospital Estadual Central (ES):

O paciente Clereomar Rubens, 55 anos, estava há quase 30 dias internado HEC enquanto aguardava a realização de sua cirurgia. Ele estava angustiado e perguntou se alguém da família poderia trazer um rádio para ele ouvir louvores. A psicóloga clínica Caroline Pimentel autorizou a entrada do rádio e quis ir além daquele simples pedido. Ela conseguiu que integrantes do “Momento de Fé” – momento espiritual ecumênico realizado toda sexta-feira – fossem até o paciente e cantassem louvores ao vivo para ele, que se emocionou e agradeceu. “Estou mais aliviado. Eu fui para a sala de cirurgia duas vezes e voltei porque não foi possível operar. Tudo acontece no tempo de Deus e não no nosso. Isso tudo é passageiro”, disse.

Casa de Saúde São José (RJ):

Um mutirão de colaboradores se mobilizou e percorreu os quartos do hospital na tentativa de melhorar a estada de quem estava internado e, assim, levar um pouco de alegria e acolhimento. Os pedidos foram variados. Dentre eles, estava um corte de cabelo que deixou a Dona Modesta extremamente feliz e renovada; um empadão de frango, que recebeu muitos elogios do Rodrigo, internado na USI 3; um abraço bem apertado tão desejado pelo Eraldo, do Day Clinic; o Anderson, que estava com uma saudade imensa de pedalar, foi presenteado com um teste cardiopulmonar na bicicleta do Laboratório de Performance Humana da CSSJ e emocionou a todos com a sua determinação.

Para a gerente de Enfermagem Ivonete Costa as ações são promovidas durante todo o ano no hospital. “Aqui, as ações ganham destaque o ano todo e resultam em sorrisos estampados que, para a gente, não têm preço. Se colocar no lugar do outro e ouvir a voz do paciente são pontos indispensáveis na CSSJ”, afirma.

Hospital Santa Teresa (RJ):

Para o paciente João Fernandes Monteiro era importante conhecer alguém que tivesse passado pelo procedimento de cirurgia de revascularização do miocárdio, para se sentir seguro e entender como é a cirurgia e o pós-operatório. Assim, ele teve uma experiência positiva. Conheceu Sr. Eduardo, paciente no 2° dia de pós-operatório e, assim, viu e retirou todas as dúvidas. Sr. João ainda conversou com Sr. Sidney, 3° dia de pós-operatório, e o viu já sem drenos, sentado na poltrona almoçando. Sua esposa o acompanhou durante a visita feita aos novos colegas de pós-operatório.

Lá também teve início a história da mãe Elizete Martins Ferreira Chagas. Seu filho, o pequeno Lorenzo, nasceu com 30 semanas e apenas 906g. Está internado há um mês, devido a sua instabilidade hemodinâmica e complicações. A mãe ainda não havia conseguido pegar o seu bebê. O que importava para ela era ter o seu pequeno nos braços e assim, ele foi colocado em seu colo. Muito emocionante.

O Pedro e o Felipe estavam ansiosos para ir embora. Queriam videogame, mas as mães queriam que eles aproveitassem o tempo de outra forma. Lembraram que adoram jogar UNO. O jogo foi providenciados e eles se divertiram.

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ):

No dia do movimento, uma cantata, apresentada pelo Coral de Paraíba do Sul, atravessou os corredores, emocionando pacientes e colaboradores do HC. “Levar alguns minutos de alegria e carinho as pessoas que estão impossibilitadas de sair do ambiente hospitalar neste momento, é muito gratificante”, contou a Especialista em Segurança e Experiência do Paciente, Irene Fontes.   

Outra ação foi a atividade de ginástica laboral realizada com os colaboradores do Hospital. Durante a ginástica, que aconteceu em todos os setores, os colaboradores praticaram exercícios físicos direcionados, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações com a orientação do professor do Sesc – Três Rios, Maique Hang.  Também foi ofertado aos colaboradores um lanche para celebrar a data tão especial para todos do Hospital.

Internada no Hospital para dar à luz ao seu segundo filho, Jaqueline Pereira Matheus ficou muito emocionada quando escutou a cantata. Jaqueline pediu a enfermeira para que tocassem uma música especial para ela, pois naquele dia completava 31 anos de vida. 

Imediatamente o Coral cantou um Feliz Aniversário para ela e a música especial, escolhida por ela, foi a canção: Oh Happy Day.

A senhora Maria José Macedo Rodrigues, de 77 anos, foi internada com insuficiência respiratória no HCNSC. Preocupados com dona Maria, a equipe de técnicos de Enfermagem perguntou para ela o que a faria feliz naquele instante. Dona Maria relatou que seu maior desejo era comer um doce de leite. Tocados pela situação, a Dra. Roberta Pessoa, equipe do Pronto Atendimento, Nutrição, Serviço Social e Ouvidoria atenderam o seu pedido.

No momento que dona Maria comia o doce de leite foi possível acompanhar o aumento dos batimentos cardíacos no monitor cardíaco. “Foi um momento muito emocionante para todos que acompanhou a ação. Transmitir um pouco de alegria ao paciente é muito gratificante, dona Maria se sentiu muito feliz e acolhida por todos”, contou a assistente Social, Fabíola Oliveira Pato.

Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC):

Gabriel é um jovem de 20 anos que, além do quadro de depressão, recentemente, foi diagnosticado com um tumor cerebral. Hoje está internado no HNSC e já passou por duas cirurgias. Todo esse histórico acabou afastando o paciente de seu esporte favorito, o jiu-jitsu. Para amenizar a falta que o menino sentia, a Casa, juntamente com a família, proporcionou um encontro entre Gabriel e seu mestre, Daniel, na companhia de sua turma de jiu-jitsu. Junto com a visita, foi instalado um tatame para que o paciente sentisse a emoção novamente.

Hospital São José – Tijucas (SC):

2019.06.18



Sem Comentários

102 Visualizações

Deixe um comentário :