Novo Centro Integrado do HSC realiza primeiro transplante de rim e com sucesso

Postado por admin

O Centro Integrado de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal (CINDT) do Hospital Santa Catarina (SP) foi estruturado e inaugurado em janeiro deste ano para oferecer todo o tratamento que um paciente renal pode necessitar e, desde então, já foi realizado um transplante, com doador vivo. Rafael Dominicheli de Moura, de 28 anos, foi o primeiro paciente a receber um novo rim e foi de sua prima, Daniela. Ele sofria de doença renal crônica há 20 anos e, com a piora do seu quadro, tinha como opção a hemodiálise ou o transplante.

Sua família logo se mobilizou para testar a compatibilidade. “Posso dizer que tenho uma família abençoada. Quando foi anunciada a possibilidade do transplante renal, todos se envolveram em fazer o primeiro exame compatibilidade. Pai, mãe, irmã, primos, tios, amigos. Mas a Daniela, em todo momento, dizia que seria minha doadora”, explica Rafael.

Então foi iniciada a etapa de preparação do paciente e de sua doadora, que incluíram longas conversas com o Dr. Elias David Neto, nefrologista, e com o cirurgião Dr. Affonso Celso Piovesan. “Depois de sete meses, no dia 11/06/2019, no Hospital Santa Catarina, às 14h, Daniela vai para o Centro Cirúrgico. Às 14h50 chega minha vez. E tudo aconteceu como previsto. Foi uma cirurgia de grande emoção. Só tenho que agradecer a todos do Hospital pelos cuidados e a atenção, tanto comigo quanto com a Daniela”, conta Rafael.

2019.08.12



Sem Comentários

33 Visualizações

Deixe um comentário :